Usuários do Instagram Direct e do Facebook Messenger na Europa acordaram hoje com avisos estranhos em seus mensageiros: segundo o Facebook, alguns recursos dos serviços foram temporariamente desativados para respeitar novas regras da União Europeia e serão restaurados em breve. Mas por quê?
Uma publicação no blog do Facebook para desenvolvedores deu mais detalhes sobre a limitação. As remoções temporárias estão relacionadas à implementação da Diretiva de Privacidade e Comunicações Eletrônicas, proposta inicialmente em 2002 e cuja implementação está sendo adaptada para incluir serviços de mensagens eletrônicas e outras plataformas digitais mais recentes.
A rede não chegou a detalhar, na prática, os recursos que foram removidos temporariamente, mas é possível perceber algumas faltas importantes: por ora, não é possível fazer enquetes em nenhuma das duas plataformas, enquanto o Direct está sem stickers, nicknames e sem efeitos de realidade aumentada. O Messenger, por sua vez, perdeu as capacidades de respostas personalizadas e de enviar arquivos.
As limitações valem para os 27 países da União Europeia (incluindo Portugal, é claro), bem como o Reino Unido (que está sujeito às mesmas regras até a conclusão do Brexit), a Noruega, a Islândia e Liechtenstein. Usuários de outros países que se comunicam com pessoas nesses locais poderão até usar os recursos perdidos, mas seus contatos não verão as mensagens ou deparar-se-ão com uma mensagem de erro.
Ainda não há previsão de quando os recursos serão restaurados no Direct e no Messenger, mas o Facebook afirmou estar trabalhando nisso e tudo ocorrerá “muito em breve”.
via The Verge