O melhor pedaço da Maçã.

Apple lança guia para proteção de dados de pessoas ameaçadas

Um manual importante para pessoas perseguidas ou que tenham a sua segurança em risco
App Buscar (Find My)

Os dispositivos da Apple têm uma boa dose de proteção contra invasores de todos os tipos, mas quando o assédio é direcionado e você teme pela sua segurança pessoal, às vezes é difícil manter seus dados longe de olhos indesejados. Pensando nisso, a Maçã lançou hoje um novo guia completo [PDF] dando todos os passos do que fazer (em relação aos seus dispositivos móveis) quando você está sentindo-se ameaçado(a).

Publicidade

O principal foco do manual tem a ver com os serviços de localização do iOS: com as credenciais certas (ou permissões concedidas anteriormente), um assediador ou agressor pode lhe rastrear pelo planeta sem nenhuma dificuldade, facilitando casos de violência. O guia, portanto, é especialmente útil para pessoas em relacionamentos (atuais ou passados) abusivos e/ou que estão sendo perseguidas, por motivos pessoais ou profissionais.

Como afirma a introdução do documento:

A Apple torna fácil que você se conecte e compartilhe sua vida com as pessoas mais próximas. O que você compartilha, e com quem você compartilha, é uma decisão sua — incluindo a decisão de implementar mudanças para proteger melhor seus dados ou sua segurança pessoal.

Se você quer ajustar o que você compartilha com os outros ou restaurar as configurações originais do seu dispositivo por qualquer razão, este guia pode lhe ajudar a entender que tipos de dados você está compartilhando nos seus dispositivos da Apple, e como fazer as mudanças para proteger sua segurança. Ele inclui instruções passo a passo de como remover alguma permissão que você concedeu anteriormente para alguém acessar seus dados, desde os dados de localização no app Buscar até compromissos que você marcou no Calendário.

Se você teme que alguém esteja acessando informações que você não compartilhou no seu dispositivo da Apple, este guia também lhe ajudará a identificar riscos, bem como lhe ajudar pelos passos para tornar a tecnologia que você usa tão particular e segura quanto você quiser que seja.

Infelizmente, por ora o guia está disponível apenas em inglês, mas a abundância de imagens e a linguagem simples podem ajudar até mesmo pessoas que não dominem o idioma. Entre as instruções do manual, temos seções dedicadas a elementos como o iCloud, os álbuns compartilhados no Fotos, os calendários, a atividade no Apple Watch, as preferências de localização, o Compartilhamento Familiar, os perfis de configuração e a autenticação de dois fatores.

O guia traz também algumas checklists, com todas as tarefas que você precisa realizar para checar se outra pessoa tem acesso ao seu dispositivo/contas, deixar de compartilhar seus dados com uma pessoa que obteve acesso a eles anteriormente ou certificar-se de que ninguém pode acompanhar sua localização.

Publicidade

No geral, um documento muito importante — valioso, em alguns casos. Esperamos que todas as pessoas que (lamentavelmente) necessitem dele possam aproveitá-lo bem para garantir um pouco mais de segurança e paz de espírito.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ativistas pedem que Apple respeite direitos humanos na Ásia

Próx. Post

Cartão da XP poderá ganhar compatibilidade com o Apple Pay

Posts Relacionados