Como comentamos, a App Store passou a exibir essa semana os quadrinhos de “informações nutricionais” dos seus aplicativos — isto é, seções onde o usuário fica sabendo, de forma simples e clara, quais tipos de dados são coletados por aquele app em particular e de que forma eles são usados.
Já sabemos que o Facebook não é lá a empresa mais comprometida com a privacidade dos usuários, mas esse levantamento recente do Apple Terminal mostra como nossos dados são capturados desbragadamente pela rede de tio Mark: todos os tipos de dados catalogados (e permitidos) pela Apple estão listados nas “informações nutricionais” do aplicativo do Facebook.
Mais precisamente, o app captura três tipos de dados ligados diretamente à sua identidade e usados para lhe rastrear entre outros sites e apps:
- Informações de contato
- Identificadores
- Outros dados
E mais 14(!) tipos de dados são capturados e ligados à sua identidade, mas (supostamente) não utilizados para lhe rastrear em outros sites e apps:
- Saúde e condicionamento físico
- Compras
- Informações financeiras
- Localização
- Informações de contato
- Contatos
- Conteúdo do usuário
- Histórico de buscas
- Histórico de navegação
- Identificadores
- Dados de utilização
- Informações confidenciais
- Diagnóstico
- Outros dados
O Facebook não captura nenhum dado do tipo “anonimizado”, isto é, que é enviado aos servidores da empresa sem ser atrelado à sua identidade.
No geral, como era de se esperar, os aplicativos de redes sociais são os “campeões” na coleta de dados. O Facebook é o maioral nas redes abertas, enquanto o Messenger é o número um entre os mensageiros instantâneos. Instagram, TikTok, WeChat, Twitter e Snapchat também são grandes papa-dados, como vemos no levantamento abaixo:
De qualquer forma, fica a torcida para que as novas medidas da Apple desestimulem os desenvolvedores a aplicar essas práticas basicamente predatórias de coleta de dados — ou, ao menos, mostrem aos consumidores de forma mais evidente como as suas informações estão sendo usadas.
Políticos americanos elogiam a Apple
As novidades, inclusive, foram elogiadas por alguns políticos dos Estados Unidos:
E, como bem colocou o senador Ron Wyden, o Facebook está, de fato, contrariado: depois de colocar dois anúncios de página inteira nos principais jornais dos EUA atacando a Maçã, a rede agora passou a alertar os usuários e parceiros dentro dos seus próprios aplicativos, como o Facebook Business Suite e o Gerenciador de Anúncios.
Haverá um impacto nas suas campanhas de marketing.
A Apple anunciou mudanças em seus produtos e diretrizes que podem afetar significativamente a forma como você administra anúncios, mede a performance deles e alcança seus consumidores.
Ou seja: a briga está só começando.
via 9to5Mac