O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iPhone sendo usado para compra com o Apple Pay

Limitação do Apple Pay gera investigação antitruste nos Países Baixos

O órgão regulador do comércio holandês (Netherlands Authority for Consumers and Markets, ou ACM) abriu uma investigação sobre os sistemas de pagamentos sem contato em smartphones — com foco no Apple Pay —, argumentando que alguns deles podem “sufocar a inovação no mercado de pagamentos”. A notícia é do Financial Times1.

Publicidade

De acordo a reportagem, diversas financeiras que atuam no ramo de tecnologia (as chamadas fintechs) reclamam, há muito tempo, que apenas o Apple Pay tem permissão para acessar os chips NFC2 dos iPhones para fins de pagamentos sem contato — um “problema” que já foi motivo de outras brigas no passado.

Segundo as empresas, essa limitação impede que outras companhias bancárias/financeiras criem suas próprias carteiras no ecossistema da Apple. O Android, por outro lado, permite pagamentos NFC com diversas carteiras diferentes.

Esse problema pode sufocar a inovação a respeito dos aplicativos de pagamento e reduz a liberdade de escolha para consumidores e empresas.

O ACM observa que existe um regulamento em toda a União Europeia o qual diz que consumidores devem poder escolher seu método de pagamento em uma loja física. Nesse sentido, eles apontam que o principal objetivo da investigação é garantir que “outros aplicativos de pagamento também possam obter acesso ao NFC”.

Publicidade

Questionada, a Apple não se referiu diretamente à investigação nos Países Baixos, mas disse que “trabalha todos os dias com bancos, fintechs e comerciantes para oferecer a melhor opção de pagamento para empresas e consumidores”. Vale notar que a Apple já havia explicado que as limitações quanto ao NFC de iPhones “são uma medida de segurança necessária”.

Veremos no que isso tudo dará…

via Fortune

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
macOS Big Sur em MacBook

Apple não está disponibilizando updates soltos do macOS Big Sur

Próximo Artigo
Wistron

Wistron cometeu "sérias violações de leis trabalhistas" na Índia

Posts Relacionados