No mês passado, o Twitter anunciou que começaria a testar “uma nova experiência social” envolvendo salas de bate-papo apenas de áudio — e esse momento finalmente chegou. Nesta semana, eles compartilharam que estão lançando — para um número limitado de usuários — o Spaces, um local para criar salas de bate-papo “focadas na intimidade da voz humana”.
O Spaces, que tem sido amplamente comparado ao app Clubhouse, é uma espécie de sala de bate-papo de voz ao vivo. Usuários podem criar um “espaço” onde seus seguidores conseguem se juntar para participar de uma conversa — sendo que qualquer participante pode ouvir a conversa, embora apenas o responsável pelo grupo possa controlar quem fala.
Assim como o Fleets, o Spaces também tem reações com emojis, para que os participantes possam se envolver na conversa. O Twitter planeja adicionar, ainda, transcrições automáticas para tornar o recurso mais acessível.

Apesar de parecer interessante — pelo menos a princípio —, esse recurso pode ser um tanto quanto controverso. Como dissemos, a novidade tem sido comparada ao Clubhouse, cujos recursos geraram bastante polêmica devido à capacidade de moderação das conversas que podem ocorrer.
Por enquanto, parece que o Twitter está usando esse teste inicial para resolver esses problemas. A empresa disse que a versão inicial do Spaces será aberta a “um grupo limitado de indivíduos” antes de ficar disponível para todos.
via TechCrunch