O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

WhatsApp, Instagram e Facebook são os apps mais presentes nas telas iniciais de brasileiros

A pandemia e as eleições influenciaram o ranking
Ícones do WhatsApp, do Facebook e do Instagram
Tilt

Não era muito difícil imaginar esse cenário, mas está aí: de acordo com uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp, o Instagram e o Facebook são os apps que mais habitam as telas de início de iPhones e Androids — sim, Mark Zuckerberg comanda o Top 3 no Brasil. A ordem entre eles, porém, mudou.

Publicidade

O WhatsApp já estava na liderança e lá permaneceu, com 56% das pessoas dizendo que têm o app em suas telas de início; o Instagram, contudo, passou o Facebook pela primeira vez para se tornar o segundo mais popular nas telas iniciais, com 45% — o Facebook ficou com 43%.

Confira, abaixo, os 26 aplicativos que mais habitam os nossos smarphones:

Apps mais populares na tela inicial de brasileiros

Segundo o Mobile Time, o Telegram também teve um crescimento significativo de 5 pontos percentuais em um ano, passando a ocupar a 20ª posição no ranking (com 7%).

Já o TikTok, que havia dado um salto recentemente, manteve sua posição no meio do ranking (em 13º lugar), presente nas home screens de 8% dos aparelhos; no comparativo anual, contudo, ele foi o app que mais ganhou participação, pois no fim de 2019 sequer aparecia entre os mais populares.

Publicidade

Por outro lado, quem despencou no ranking foi o Uber, que caiu de 17% para 12% (da 4ª para e 6ª posição do ranking) — reflexo, é claro, da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Já o app criado para o cadastro do auxílio emergencial e outro dedicado ao FGTS, que estavam no ranking na edição passada da pesquisa, não aparecem mais.

Publicidade

Por fim, vale a observação de que o e-Título entrou no ranking pois a pesquisa foi realizada durante o período eleitoral (entre os dias 6 e 23 de novembro, com 2.003 brasileiros) — agora, com o fim das eleições, muito provavelmente o aplicativo sumirá das telas inicias alheias até 2022. 😛

Aos interessados, a pesquisa completa pode ser baixada nessa página.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Chip Qualcomm Snapdragon 888

Snapdragon 888 perde pro A14 Bionic em benchmarks

Próximo Artigo
ícone do Facebook

Facebook coleta *todos* os tipos de dados listados pela Apple

Posts Relacionados