O melhor pedaço da Maçã.

App detecta e substitui ícones “irregulares” no macOS Big Sur

Para quem quer consistência máxima no Dock
Replacicon, app para macOS

Para todas as boas novidades e renovações visuais, o macOS Big Sur chegou com um problema para usuários mais, digamos… preocupados com consistência: o novo formato padrão dos ícones de aplicativos (o icônico quadrado com bordas arredondadas, como no iOS) ainda não foi adotado por todos os desenvolvedores, então apps de terceiros podem destacar-se — e não de uma forma boa — no Dock.

Publicidade

Já ensinamos como trocar manualmente os ícones de cada aplicativo do macOS, indicamos repositórios de ícones alternativos já adaptados para a nova interface do sistema e falamos até de uma ferramenta mais ou menos automatizada para solucionar o problema. Nenhum utilitário, entretanto, é tão prático quanto o Replacicon.

A função do aplicativo é muito simples: ao abri-lo, ele detecta todos os apps instalados no sistema com apps “irregulares” — isto é, cujos ícones ainda não foram adaptados para o novo formato padrão — e tenta encontrar ícones já adaptados para aquele mesmo app. O Replacicon acessa vários repositórios com milhares de ícones alternativos, então as chances de encontrar um elemento apropriado para o seu app é bem alta, não importa o quão obscuro ele seja.

O pulo do gato do app é o uso do aprendizado de máquina, ou seja, ele não depende apenas de metadados para encontrar ícones alternativos para o seu app não-adaptado — a inteligência artificial encarrega-se de identificar elementos do ícone original para encontrar “pares” nos repositórios, mesmo que esses ícones alternativos não estejam devidamente catalogados. E o melhor: para substituir um ícone, basta clicar na arte desejada e tudo é feito automaticamente.

Publicidade

O Replacicon também permite que você restaure os ícones originais dos apps com apenas um clique, e monitora as atualizações de apps para que os ícones alternativos sejam mantidos mesmo após um update. Também é possível importar seus próprios ícones personalizados, caso você queira.

YouTube video

O utilitário pode ser adquirido no seu site oficial por US$3. Para quem precisa tanto da bendita consistência, pode ser uma compra interessante.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Patente da Apple cobre múltiplos usuários no iPhone e no iPad

Próx. Post

“Ted Lasso” deverá acabar na 3ª temporada, diz produtor

Posts Relacionados