O melhor pedaço da Maçã.

Apple adquire startup que usa IA para comprimir vídeos

Já sabemos que a nova tendência de toda a indústria da tecnologia envolve inteligência artificial — e a Apple também tem seguido esse fluxo. Para fomentar ainda mais os rumores de que a empresa está investindo cada vez mais nisso, agora o TechCrunch informou que a Apple adquiriu uma startup chamada WaveOne.

Publicidade

Sediada em Mountain View, ela foi responsável por desenvolver algoritmos de IA especificamente para compressão de vídeo. A negociação foi descoberta após o ex-chefe de vendas e desenvolvimento de negócios da WaveOne, Bob Stankosh, anunciar a venda da startup em um post no LinkedIn:

Depois de quase dois anos na WaveOne, na semana passada finalizamos a venda da empresa para a Apple. Começamos nossa jornada na WaveOne percebendo que a tecnologia de vídeo de aprendizado de máquina/aprendizado profundo poderia potencialmente mudar o mundo. A Apple viu esse potencial e aproveitou a oportunidade para adicioná-lo ao seu portfólio de tecnologia.

Em janeiro, o site da WaveOne foi fechado e vários ex-funcionários — incluindo um dos cofundadores da startup — já teriam “migrado” e estão trabalhando em diversos grupos de aprendizado de máquina da Apple.

A WaveOne foi fundada em 2016, com o objetivo de criar codecs de vídeo baseados em IA. Sua tecnologia de compressão de vídeo “consciente do conteúdo” poderia, basicamente, interpretar um quadro de vídeo e priorizar certos elementos em detrimento de outros. Ele, portanto, “entenderia” que rostos e textos são componentes a se priorizar. Isso permitiria, inclusive, economizar largura de banda.

Publicidade

A principal vantagem da tecnologia da WaveOne é que tudo isso poderia ser executado em aceleradores de IA embutidos em muitos smartphones e computadores, em vez de exigir novo hardware especialmente criado para acelerar a compactação ou a descompactação.

A aquisição da WaveOne pela Apple pode ser uma estratégia para melhorar a eficiência de streaming de vídeo e permitir que serviços como o Apple TV+, por exemplo, forneçam resoluções e taxas de quadros mais altas, entre outras inovações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPhone 14 de 512GB com 22% de desconto

Próx. Post

iOS 16.4, iPadOS 16.4, macOS 13.3, watchOS 9.4 e tvOS 16.4 são liberados

Posts Relacionados