O melhor pedaço da Maçã.

O que são e como gerenciar as permissões de apps no iOS 14

Cristian Dina / Shutterstock.com
Política de privacidade da Apple

Privacidade é um assunto que a Apple leva a sério — principalmente em se tratando de dados coletados por apps. Por exemplo, para que apps possam usar recursos de hardware ou de localização de um iPhone/iPad, eles são obrigados a pedir a sua permissão e explicar o motivo.

Publicidade

Nesse sentido, um app de rede social pode pedir para usar a câmera para que você tire e/ou envie fotos para ele. Da mesma forma, aplicativos são obrigados a pedir a sua permissão para usar vários outros recursos de hardware, incluindo conectividade Bluetooth, sensores de movimento e preparo físico, e até mesmo uma rede local.

Em Ajustes » Privacidade, você pode ver os apps que têm acesso a certas informações, entre eles:

  • Serviços de Localização
  • Contatos
  • Calendários
  • Lembretes
  • Fotos
  • Bluetooth
  • Microfone
  • Reconhecimento de Voz
  • Câmera
  • Saúde
  • HomeKit
  • Mídia e Apple Music
  • Pesquisa
  • Arquivos e Pastas
  • Movimento e Preparo Físico

A seguir, vamos conferir com mais detalhes algumas dessas permissões e como gerenciá-las.

Rastreamento

App solicitando permissão para rastrear

As permissões de rastreamento são, talvez, as mais importantes do iOS 14 — e a Apple tem dado bastante ênfase nisso. Em síntese, isso permite que apps rastreiem a sua atividade entre apps e sites de outras empresas; de fato, existe uma aba dedicada para explicar o que é esse recurso em Ajustes » Privacidade » Rastreamento » Saiba mais.

Quando você se recusa a conceder permissão de rastreamento ao app, o app é impedido de acessar o identificador de publicidade do seu dispositivo (controlado anteriormente por meio do ajuste “Limitar Publicidade Rastreada no dispositivo”). Os desenvolvedores de apps são responsáveis por garantir o cumprimento das suas escolhas.

Na prática, os apps fornecem diversas explicações ao solicitar sua permissão para lhe rastrear — vide imagem acima. Caso você queira impedir que um app o rastreie, acesse Ajustes » Privacidade » Rastreamento e desmarque a permissão de qualquer app.

Alternativamente, é possível desmarcar a opção “Permitir Solicitações” para impedir que apps solicitem permissão para rastreá-lo.

Rede Local

App solicitando permissão para acessar a rede local.

De acordo com a Apple, apps podem solicitar permissão para acessar a rede local a fim de “buscar e se comunicar com os dispositivos e serviços na sua rede local”. Assim como visto acima, cada app oferece sua própria explicação do porquê quer ter acesso a esses dados.

Publicidade

Para alterar ou desabilitar o acesso à rede local, basta acessar Ajustes » Privacidade » Rede Local e desmarcar os apps individualmente.

Bluetooth

App solicitando permissão para usar o Bluetooth

Da mesma forma, um app pode pedir acesso às conexões Bluetooth do seu dispositivo para se comunicar com outros aparelhos ou acessórios. Mais uma vez, cada app fornece sua própria explicação do porquê precisa desse acesso.

Publicidade

Para gerenciar os apps que podem usar o Bluetooth, vá em Ajustes » Privacidade » Bluetooth e desmarque os apps que você não quer que tenham acesso ao recurso.

Esses ajustes são aplicáveis a todos os tipos de permissões do iOS 14; portanto, se você quer autorizar (ou desautorizar) o acesso de um app a algum tipo de recurso ou serviço, basta seguir os passos acima e gerenciar as suas permissões!


Confira outras dicas na nossa seção de tutoriais!

dica do Wester

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como desabilitar as Live Photos no iPhone

Próx. Post

Casa Branca apela de decisão contra proibição do TikTok nos EUA

Posts Relacionados