E cá estamos nós com mais uma acusação nada agradável envolvendo uma das fornecedoras da Apple. De acordo com o Washington Post, a Lens Technology (que fornece lentes e outros componentes de vidro para iPhones) foi acusada de usar trabalho forçado de integrantes da população uigure, no território de Xinjiang (noroeste da China).
Para quem não tem acompanhado a situação, a China vem sendo acusada de diversas violações dos direitos humanos em relação ao povo uigure, de maioria muçulmana. Trata-se de uma população mais ligada, culturalmente falando, à Ásia Central, e há acusações de que o governo chinês teria implementado centros de detenção e trabalho forçado no território de Xinjiang para controlar os integrantes da etnia.
Órgãos de direitos humanos têm pressionado a Apple para tomar alguma atitude em relação às suas fornecedoras na área.
Posts relacionados
- China teria aproveitado de vulnerabilidade do iOS para vigiar população uigure
- Fornecedora chinesa da Apple é acusada de violar direitos humanos e espionar povo uigure
- Ativistas pedem apoio à Apple para o fim do trabalho forçado do povo uigure na China
- Apple propõe mudanças contra trabalho forçado de uigures
O caso da Lens é apenas o mais recente na polêmica maior. Em um relatório do grupo Tech Transparency Project, a fornecedora — que também presta serviços a gigantes como a Amazon e a Tesla — foi acusada de obrigar milhares de trabalhadores uigures a fazer uma escolha obscena: trabalhar nas instalações da empresa ou ser enviado a um dos centros de detenção implementados pelo governo chinês.
Ao Washington Post, a Apple afirmou que as descobertas estão incorretas e que a Lens não recebeu nenhuma transferência de trabalho de integrantes da população uigure nem do território de Xinjiang. A empresa reforçou também sua política de tolerância zero com fornecedoras que implementam trabalho forçado em suas operações, notando que já cancelou contratos com empresas faltosas anteriormente.
O Tech Transparency Project, por outro lado, afirmou que as evidências de trabalho forçado na Lens podem ser encontrados na internet. Não há informações sobre a condições de trabalho das pessoas aliciadas, infelizmente.
Que situação…
via AppleInsider