O melhor pedaço da Maçã.

Apple ameaça, mas desiste de remover app com nome de droga

Em mais uma polêmica envolvendo as regras e políticas da App Store, a Apple foi rápida em reanalisar o caso e dar alguns passos atrás.

Publicidade

No 1º dia do ano, o desenvolvedor William Gustafson revelou em um post no GitHub que a Apple estava ameaçando retirar seu app Amphetamine da Mac App Store devido ao nome fazer referência a uma droga.

A anfetamina é uma droga estimulante do sistema nervoso central, cuja variação metanfetamina (aka cristal) ficou bastante famosa por ser explorada em filmes e séries como “Breaking Bad”. A ideia do app vem disso, já que ele serve para deixar o seu Mac acordado, evitando que entre em sleep.

Nós demos a dica do Amphetamine no post acima, de 2015, mas ele na verdade existe há quase sete anos e já foi baixado quase meio milhão de vezes. Agora, do nada (o desenvolvedor nem sequer havia enviado um update para aprovação ou algo do tipo), a Apple resolveu encrencar com ele.

Publicidade

Seu aplicativo parece promover o uso inadequado de substâncias controladas. Especificamente, o nome e o ícone do seu aplicativo incluem referências a substâncias controladas, pílulas.

Felizmente, Gustafson conseguiu apelar da decisão da Apple e ainda ontem, 2 de janeiro, recebeu uma ligação da empresa comunicando-o para não se preocupar mais com o caso. Ela reconheceu que o termo “anfetamina” e o ícone do app, com um comprimido, são usados “metaforicamente”, num “sentido médico”.

No fim, como sempre, há males que vêm para o bem. O Amphetamine continuará na Mac App Store e ainda ganhou uma bela mídia gratuita com o caso.


Ícone do app Amphetamine
Amphetamine de William Gustafson
Compatível com Macs
Versão 5.3.2 (6.7 MB)
Requer o macOS 10.13 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 27 de dezembro a 3 de janeiro

Próx. Post

Filmes da semana: compre “Kursk – A Última Missão”, com Matthias Schoenaerts, além de vários outros títulos por R$9,90!

Posts Relacionados