Como esperado há anos, o suporte ao Adobe Flash chegou ao fim exatamente no dia 31 de dezembro de 2020 — e é “fortemente recomendado” que usuários desinstalem o reprodutor multimídia de seus computadores, como alertado pela Adobe.
Embora navegadores em geral estejam removendo o suporte ao Flash automaticamente, ainda há algum trabalho que você precisa fazer para se livrar dos últimos resquícios dele no seu Mac. Como muitos devem saber, o iOS nunca teve suporte ao Adobe Flash, portanto não há nada a ser feito em iPhones e iPads.
Como desinstalar o Adobe Flash do Mac
Primeiro, você deve baixar o desinstalador apropriado do Adobe Flash para a versão do macOS instalada na sua máquina. Existem duas versões disponíveis, uma delas cobrindo as versões 10.4 e 10.5 do Mac OS X (grafia antiga do sistema) e, a outra, as versões 10.6 e posteriores, a qual inclui todas as versões do macOS.
Eis os links:
Em seguida, faça o seguinte:
- Abra o desinstalador e clique em “Desinstalar”.
- Feche todos os navegadores; se houver algum aberto, clique no nome de cada um na caixa de diálogo do desinstalador. Clique em “Repetir” se necessário.
- Aguarde a conclusão do desinstalador e clique em “Concluído”.
- Abra o Finder, localize e exclua os seguintes diretórios:
/Library/Preferences/Macromedia/Flash
/Library/Caches/Adobe/Flash
- Reinicie o computador e verifique o status do Flash Player em algum navegador.
Alternativamente, você pode usar um aplicativo de terceiro, como o CleanMyMac X, para pesquisar e remover qualquer arquivo remanescente do Flash.
Vale notar que o Flash Player não foi completamente eliminado, já que a Adobe ofereceu meios de suporte para clientes corporativos que precisam desse recurso para executar sistemas internos de negócios.
Para a web em geral, entretanto, o Flash está basicamente morto — tanto é que a própria Adobe começará a bloquear conteúdos que exigem a ferramenta a partir do dia 12 de janeiro.
via AppleInsider