O melhor pedaço da Maçã.

O que é o AirPlay e como ele funciona?

Saiba como tirar o máximo proveito dessa tecnologia
AirPlay

O AirPlay está cada vez mais presente em aparelhos diversos, saindo do ecossistema da Apple e chegando a TVs, alto-falantes e produtos diversos de marcas parceiras da Maçã. Mas você sabe o que é exatamente essa tecnologia e para que ela serve? Nos próximos parágrafos, explicarei em detalhes.

Publicidade

De forma resumida, o AirPlay é um protocolo proprietário sem fio da Apple que permite a transmissão de conteúdos em áudio, vídeo, fotos e espelhamento de tela (no caso de TVs) para dispositivos Apple ou de terceiros que sejam licenciados para o seu uso. Esse protocolo está presente em iPhones, iPads, Macs, Apple TVs, HomePods e recentemente, tem feito parte de cada vez mais televisores de marcas como Samsung e Sony.

Funcionamento

Para que o AirPlay funcione com outro dispositivo compatível com a tecnologia, ele precisa estar conectado à mesma rede. Suponhamos que você esteja ouvindo uma música no seu iPhone e queira ouvi-la mais alto. Para isso, basta conectar o smartphone à TV por meio do AirPlay para o áudio ser enviado ao televisor. Outro exemplo: você pode transmitir um filme que esteja assistindo no Mac diretamente para a tela da sua TV.

É importante notar que, nesses exemplos, o AirPlay funciona através de um remetente e um receptor — e eles nunca podem inverter seus papéis. Como remetentes temos iPhones, iPads, Apple TVs e Macs — além de PCs com o iTunes instalado com o recurso ativado. No caso de receptores, temos Apple TVs, televisores e alto-falantes (como o HomePod, da própria Apple).

Publicidade

Veja que citamos a Apple TV em ambos os casos. Isso porque ela pode, por exemplo, receber um conteúdo enviado pelo iPhone, como também enviar o áudio de algo que está reproduzindo para um HomePod. Tudo isso, via AirPlay.

AirPlay 2, a segunda geração da tecnologia

Em 2017, a Apple aproveitou sua conferência anual de desenvolvedores, a WWDC, para anunciar a segunda geração do protocolo.

Chamada AirPlay 2, ela ganhou diversas melhorias. A mais notável delas é a possibilidade de transmitir áudio em mais de um dispositivo — recurso que é especificamente importante nos HomePods. Para explicar melhor, trago outro exemplo: caso você possua dois HomePods em casa, poderá transmitir a mesma música para os dois dispositivos ao mesmo tempo, em sincronia.

Publicidade

Também dá, agora, para enviar o áudio de um iPhone/iPad, por exemplo, para dois pares de AirPods ao mesmo tempo.

Além disso, o AirPlay 2 trouxe a possibilidade de enviar um conteúdo de um dispositivo para outro usando a Siri, atender ligações sem precisar interromper a música nos dispositivos conectados e controlar seus alto-falantes compatíveis pelo app Casa (Home) do iOS/iPadOS/macOS.

Requisitos para usar o AirPlay

Você pode usar um desses dispositivos abaixo para enviar um conteúdo:

Publicidade
  • iPhones, iPads ou iPods touch
  • Macs
  • iTunes (Mac ou PC)
  • Apple TVs (HD ou 4K)

Já para receber conteúdos, os dispositivos compatíveis são esses:

  • HomePods
  • Apple TVs (2ª e 3ª gerações, HD e 4K)
  • Caixas de som conectadas ao AirPort Express
  • Outras caixas de som identificadas com o símbolo de “Compatível com AirPlay da Apple”

Requisitos de sistema para usar o AirPlay 2

A segunda geração do protocolo é compatível com os seguintes sistemas:

  • iOS 12.3 ou posterior (para reproduzir apenas áudio, o dispositivo pode estar rodando o iOS 11.4 ou posterior)
  • macOS Mojave 10.14.5 ou posterior (para reproduzir apenas áudio, pode-se usar o iTunes 12.8 ou superior ou o macOS Catalina)
  • PC com iTunes 12.8 ou posterior (apenas áudio)
  • Software do HomePod 11.4 ou posterior
  • tvOS 11.4 ou posterior (apenas áudio)

Já para receber o conteúdo, os sistemas compatíveis são:

Como usar o AirPlay no iOS/iPadOS

Mais uma vez, certifique-se de que tanto o remetente quanto o receptor estejam conectados à mesma rede Wi-Fi. Depois de escolher o conteúdo que deseja enviar para o outro dispositivo, abra a Central de Controle e procure pelo botão “AirPlay” — em certos apps, você também pode encontrar o app AirPlay. Depois, selecione o receptor desejado.

AirPlay no iOS

Em poucos instantes, o conteúdo escolhido deverá ser enviado para o outro aparelho. Caso você tenha um alto-falante compatível com o AirPlay 2, como o HomePod, ele aparecerá listado na seção “Alto-falantes e TVs”.

Vale notar que, caso seja a primeira vez que você esteja conectando o remetente e o receptor, um código de autenticação poderá ser exigido.

Como usar o AirPlay no macOS

No caso dos Macs, o AirPlay pode ser bastante útil caso você queira espelhar a tela do computador em uma televisão, por exemplo — nós já explicamos como tirar proveito do recurso.

Caso você queira transmitir conteúdos da internet via AirPlay como um vídeo, por exemplo, basta procurar pelo ícone do protocolo no player e selecionar o receptor.

AirPlay no macOS

Agora que você já sabe um pouco sobre o AirPlay, conte pra gente: você costuma usá-lo por aí?

via Lifewire

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como adicionar legendas nas suas fotos do iPhone e do Mac

Próx. Post

Microsoft Outlook se tornará um web app universal para Mac/PC

Posts Relacionados