É, pessoal — nem só de ideias boas vive a humanidade…
Minecraft Earth foi anunciado pela Mojang (subsidiária da Microsoft) com toda a pompa e circunstância há cerca de um ano e meio, e a versão em realidade aumentada dos famigerados bloquinhos foi tão bem-recebida que chegou a ser destacada pela Apple na WWDC de 2019. Agora, a sua morte foi anunciada.
A equipe de desenvolvimento do jogo informou que ele será encerrado ao fim de junho deste ano. Isso significa que, a partir de 1º de julho de 2021, não será mais possível baixar Minecraft Earth ou jogá-lo em qualquer uma das plataformas em que ele está disponível. Uma atualização lançada hoje já não permite fazer compras internas no jogo e a Mojang incluiu nela todo o conteúdo que estava sendo desenvolvido e seria lançado em updates futuros.
A atualização também reduz os tempos de fundição e construção de materiais, e quem fizer login entre hoje e o dia 30 de junho ganhará um conjunto de itens especiais “Character Creator”. Quem fez compras internas no jogo anteriormente ganhará uma cópia gratuita do Minecraft tradicional e suas compras serão transformadas em Minecoins para uso no Minecraft Marketplace.
Mas qual a razão do encerramento de um jogo tão benquisto? Simples: a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Segundo a Mojang, Minecraft Earth foi pensado para estimular a movimentação ao ar livre e a brincadeira colaborativa, duas coisas que tornaram-se quase impossíveis na atual situação do planeta. Por conta disso, os desenvolvedores tomaram a decisão de encerrar o desenvolvimento do jogo para focar seus recursos em outras áreas da experiência Minecraft.
É uma pena, mas é o que temos para hoje. Aproveitem enquanto dura!
via The Verge