Como comentamos aqui há algumas semanas, a Xiaomi resolveu seguir os passos da Apple e lançar seu mais novo flagship, o Mi 11, sem carregador na caixa. Só que há uma pequena diferença entre a abordagem das duas empresas: enquanto a Apple tirou o carregador da caixa e pronto, a Xiaomi oferece, por tempo limitado, o acessório como opcional — isto é, basta pedir e o consumidor receberá o adaptador gratuitamente.
Pois agora, alguns dias depois o lançamento do Mi 11, a Xiaomi já tem alguns números para ilustrar a situação. Em um artigo na rede social Weibo, a fabricante afirmou que, de todas as aquisições iniciais do novo aparelho, apenas cerca de 20 mil foram da chamada “Green Edition” — a que vem *sem* o carregador. Isso representa 6% dos cerca de 350 mil smartphones vendidos nos primeiros dias de disponibilidade.
Assim como a Maçã, a justificativa da Xiaomi para a retirada do carregador é ambiental (basta dar uma olhada no nome da edição que vem sem o acessório), e a promoção para levar o adaptador gratuitamente acontecerá por tempo limitado — ao seu fim, o pacote do Mi 11 com carregador sairá, na China, por ¥100 extras (cerca de R$80).
É bom notar, também, que o adaptador oferecido gratuitamente pela Xiaomi não é um acessório qualquer, e sim um carregador GaN de 55W capaz de completar a carga do smartphone do zero em cerca de 35 minutos. Ou seja, para a maioria dos compradores, a oferta é realmente muito tentadora.
De qualquer forma, a fabricante agradeceu a todos os usuários que optaram pela versão do Mi 11 sem carregador pela ajuda no caminho a um mundo mais sustentável. A Xiaomi afirmou também que já tinha planos de retirar o carregador da caixa dos seus aparelhos desde 2015, mas só agora “virou a chave” — fica a expectativa para os futuros lançamentos da empresa, e também para sabermos se a oferta especial do carregador gratuito continuará sendo oferecida no futuro.
via Gizmochina