Apenas 5% dos brasileiros baixaram o app Coronavírus – SUS

Enfermeira tirando a máscara (COVID-19)

O app Coronavírus – SUS está entre nós há um bom tempo. Como explicamos, ele é o app oficial do governo brasileiro e utiliza a API1 criada pela Apple e pelo Google para notificar pessoas que tenham entrado em contato com outras infectadas pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2).

Publicidade

E você faz ideia de quantas pessoas no Brasil baixaram o app? Pois é, não muitas.

Como informou o Manual do Usuário, estudos apontam que é preciso pelo menos 60% de adesão de um app do tipo para que o controle da pandemia seja realmente eficaz — ainda que uma taxa de 20% já tenha algum resultado positivo na luta contra a COVID-19.

O site então entrou em contato com o Ministério da Saúde a fim de apurar o número de downloads do aplicativo Coronavírus – SUS no Brasil. E de acordo com o governo, até o fim de dezembro (mais especificamente até o dia 21/12) o app teve 10,6 milhões de downloads, sendo 1,9 milhão no iOS e 8,7 milhões no Android.

Na prática, isso significa que apenas 5% da população brasileira tem o aplicativo instalado em seus smartphones — o que não quer dizer que todos tenham ativado a notificação de exposição (um recurso adicionado meses depois do lançamento do app) e que, se alguém estiver com COVID-19, esteja informando ao app para que ele funcione da maneira correta, notificando outros usuários.

Conforme colocou o jornalista Rodrigo Ghedin:

Essa é uma daquelas situações que explicitam as limitações da tecnologia ao lidar com problemas complexos de ordem social, neste caso potencializadas pela divulgação tímida do app, talvez fruto do descaso do governo federal no enfrentamento da pandemia. Para piorar, a notificação de exposição tem um impacto severo na autonomia dos celulares — no meu, um iPhone 8 com três anos de uso, ele devora ~17% da bateria.

Com apenas 5% da população possivelmente usando o recurso de rastreamento, dificilmente teremos algum impacto no rastreio de pessoas infectadas e no controle da pandemia por aqui. Uma pena.


Ícone do app Coronavírus - SUS

Coronavírus - SUS

de Governo do Brasil

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.4.1 (114.9 MB)
Requer o iOS 13.5 ou superior
Taggeado:

Posts relacionados

Comentários