O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Paris

Paris se integrará ao Transporte Público Expresso do Apple Pay

Para cidadãos e turistas usarem seus cartões de transporte pelo iPhone ou pelo Apple Watch

Muitos modais de transporte público ao redor do mundo — incluindo alguns no Brasil — já começaram a adotar o suporte ao Apple Pay em suas catracas, permitindo que as pessoas paguem por suas passagens simplesmente encostando o iPhone/Apple Watch na entrada da estação ou do veículo.

Publicidade

Isso, entretanto, tem uma desvantagem: a integração com o Apple Pay funciona apenas com passagens avulsas, sem permitir que sejam usados cartões de integração, desconto ou gratuidade.

Para isso, o iOS tem um recurso desconhecido por boa parte do público, o Transporte Público Expresso. Com ele, órgãos/empresas de transporte público podem criar uma versão digital dos seus cartões de passagem; esse cartão virtual fica no aplicativo Wallet, no iPhone, e pode ser utilizado exatamente como o plástico — basta encostar o aparelho no terminal NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade. do modal, mesmo que o iPhone esteja descarregado há algumas horas.

O recurso ainda tem disponibilidade limitada a algumas cidades do mundo, mas deverá em breve ganhar uma adição notável: o transporte público de Paris. A informação ainda não foi confirmada oficialmente, mas segundo o Le Parisien, as negociações entre a Apple e o órgão de transporte público da capital francesa pelo sistema estão avançadas, com previsão de suporte já em fevereiro próximo.

Publicidade

Mais precisamente, os cartões Smart Navigo (a versão digital dos cartões de transporte público de Paris) poderão ser adicionados ao aplicativo Wallet, permitindo que cidadãos e turistas da cidade utilizem seus iPhones e Watches para usar o sistema de metrô, ônibus e demais modais de transporte público da cidade — usufruindo, inclusive, das tarifas especiais de integração e dos passes semanais/mensais oferecidos no sistema.

Vale notar que o Smart Navigo já funciona no Android, mas ainda não tinha chegado ao iOS por conta dos bloqueios que a Apple impõe sobre o chip NFC dos seus dispositivos. Os usuários podem administrar seu saldo, recarregar o cartão e conferir outras informações por meio de um aplicativo.

Muito legal, não?

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TikTok lança efeito que usa o scanner LiDAR dos iPhones 12 Pro

Próx. Post

Conceito mostra iPhone rodando várias sessões do mesmo app

Posts Relacionados