O melhor pedaço da Maçã.

Número de malwares para Mac continua a crescer trimestre a trimestre, segundo a McAfee

Malware para Macs

A cada ano, a vida fica mais difícil para os criadores de malwares. Os sistemas operacionais ficam mais seguros e protegidos de ameaças conforme surgem as novas versões e a própria familiaridade crescente das pessoas com o mundo da informática cria nelas hábitos de navegação mais seguros — e isso já chegou a um ponto em que é possível usar um PC com Windows sem antivírus e não ver nenhum problema de invasão durante toda a sua vida (contanto que você tenha bom senso, naturalmente).

Publicidade

O mundo dos Macs sempre foi tido como muito mais seguro — e realmente é, tanto pelas fundações naturalmente mais robustas do sistema como pelo simples fato da sua fatia de mercado ser escandalosamente menor —, mas isso não significa que os produtores dos softwares maliciosos estejam desistindo desta vida bandida. Muito pelo contrário.

De acordo com este relatório [PDF] da McAfee, o número total de malwares para Mac circundando as redes cresceu 53% só no último trimestre, continuando uma trajetória de subida vertiginosa já vista no último ano — ao longo de 2016, este número subiu absurdos 744%. Neste levantamento mais recente, a produtora de softwares de segurança estima que existam mais de 700.000 softwares maliciosos para o sistema operacional de computadores da Apple no mundo.

Levantamento da McAfee com crescimento do número de malwares para Mac

Apesar de não ser exatamente um alívio, este número não parece tão ruim quando notamos que, no Windows, este índice chega a 700 milhões. E, para o bem e para o mal, a própria McAfee relata que a grande maioria destes malwares para Mac são adwares, aqueles softwares que invadem a máquina com o único objetivo de mostrar propagandas em todo lugar. É chato, mas ainda assim, não tão ruim como crackers virtuais roubando as suas fotos e os seus números de cartão de crédito (coisa que também existe no Mac, é bom notar).

Publicidade

Por fim, é fácil sentir um cheiro suspeito no ar quando uma companhia cuja totalidade do lucro está na venda de antivírus relata um aumento significativo na quantidade de malwares criados para um sistema. Quanto a isso, eu digo: ainda que a McAfee esteja dando uma bela maquiada nestes números para assustar os incautos, nunca é demais lembrar que o macOS, ao contrário de uma crença popular, não é e nunca foi 100% imune a esse tipo de invasão.

Não estou aqui recomendando que você encha a sua máquina com softwares antivírus (que, às vezes, causam tanto mal como aquilo de que pretendem lhe proteger), e sim dando aquela velha dica: bom senso e práticas de navegação seguras nunca ficam velhos.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Redline Rush, This War of Mine, EasyFocus e mais!

Próx. Post

Apple doará parte das vendas da pulseira da diversidade a grupos pró-LGBTQ

Posts Relacionados