O melhor pedaço da Maçã.

Como fazer uma instalação limpa do macOS Monterey 12

FaceTime rodando no macOS Monterey 12

Depois de muito tempo de espera — afinal, os outros sistemas operacionais da Apple (iOS/iPadOS 15, watchOS 8 e tvOS 15) já foram liberados há cerca de um mês —, finalmente podemos agora colocar as mãos no macOS Monterey 12!

Publicidade

A forma mais simples de instalar o novo sistema é abrindo as Preferências do Sistema e baixando/instalando a atualização — como já explicamos nesse artigo. Entretanto, para quem quer uma experiência realmente “pura”, sem o legado do Big Sur (ou de uma versão mais antiga do macOS, como Catalina, Mojave, High Sierra, etc.), a opção mais interessante é fazer uma instalação limpa. Isso quer dizer zerar completamente o SSD1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido./HDD2Hard disk drive, ou disco rígido. do seu computador e instalar tudo do zero, aproveitando sua máquina como se ela tivesse acabado de sair da caixa.

Abaixo, falamos um pouco mais sobre o processo de instalação limpa — incluindo as precauções que você deve tomar e o caminho das pedras para realizá-lo.

Antes de instalar

Com ou sem instalação limpa, é muito importante sempre fazer um backup.

Ícone do OS X Yosemite 10.10 - Time Machine

A fase de testes de sistemas operacionais é longa principalmente para evitar problemas graves no processo de atualização (foram mais de dez versões beta), mas, como nenhum software é perfeito (e você corre riscos como até mesmo faltar energia em sua casa no meio do processo), é bom se precaver.

Publicidade

A forma mais simples é usar o próprio Time Machine, sistema de backup embutido no macOS. Se você já usa ele, basta abrir as Preferências do Sistema e conferir, antes de instalar o Monterey, se está tudo ativado direitinho e se o último backup feito por ele é recente (de hoje mesmo, até porque ele roda de hora em hora).

O Time Machine, porém, salva absolutamente tudo o que existe no seu Mac (incluindo o “lixo” e vestígios de sistemas operacionais anteriores que é justamente o que queremos nos livrar na instalação limpa). Por isso, a minha recomendação é pegar um SSD/HDD externo, um pendrive, um cartão SD ou até mesmo usar um serviço na nuvem de sua confiança para salvar manualmente todos os arquivos importantes que você não pode ficar sem.

Se você usa o iCloud, não precisa se preocupar com emails, contatos, calendários, anotações, lembretes, senhas no Safari, fotos (desde que utilize o recurso Fototeca do iCloud) e documentos (que estiverem na Mesa e na pasta Documentos, desde que você esteja utilizando o recurso que envia tudo isso para o iCloud). Assim que você se logar de novo, tudo isso será puxado da nuvem aos poucos.

Instalação limpa

Muita gente gosta de aproveitar esses lançamentos de grandes novos sistemas operacionais para fazer uma instalação limpa, apagando tudo e recomeçando do zero — sem nenhum “lixo”/vestígio de instalações anteriores.

Publicidade

Uma consequência boa da instalação limpa é que você pode economizar alguns gigabytes. E, ao puxar de volta para o novo sistema apenas os seus arquivos pessoais, você pode aproveitar para organizar melhor tudo e até mesmo descartar algumas coisas que não faz mais sentido guardar (isso, claro, é uma avaliação individual que apenas você pode fazer).

Publicidade

A parte ruim de uma instalação limpa é que você terá que instalar diversos aplicativos de terceiros no seu Mac novamente e configurá-los da forma que você está acostumado a utilizá-los até aqui.

Como fazer a instalação limpa?

Existem duas formas de se fazer isso: usando o recurso Recuperação do macOS ou criando um disco de inicialização.

Usando o Recuperação do macOS

A partir do macOS Sierra 10.12.4, a Apple implementou um recurso bem legal. Com ele, basta reiniciar o computador com as teclas R pressionadas para começar o processo de instalação do macOS. A parte legal disso tudo é que, usando o atalho mencionado, o sistema instalado será a versão mais recente do macOS compatível com o seu Mac — portanto, se você tem um dos Macs abaixo, poderá instalar o macOS Monterey dessa forma.

Eis os Macs compatíveis com o macOS Monterey 12:

  • MacBook (início de 2016 ou posterior)
  • MacBook Pro (início de 2015 ou posterior)
  • MacBook Air (início de 2015 ou posterior)
  • iMac (final de 2015 ou posterior)
  • iMac Pro (2017 e posterior)
  • Mac Pro (final de 2013 e posterior)
  • Mac mini (final de 2014 e posterior)

O lado ruim de fazer a instalação pela Recuperação do macOS é que o seu Mac ficará inutilizado durante o período do download do sistema operacional. E, como isso pode demorar alguns bons minutos/horas (dependendo da sua conexão e dos servidores da Apple), o processo pode ser bem chato — ou seja, certifique-se de fazê-lo num dia livre.

Vale notar que, para fazer a instalação limpa, você precisa apagar o disco de inicialização antes de instalar o macOS. E, ao apagar o disco de inicialização de forma permanente, todos os dados armazenados nele são apagados! Então, confirme se tudo que você precisa está de fato no seu backup.

Feito isso, siga as instruções abaixo:

  1. Pode ser necessário inserir a senha do seu usuário do macOS, bem como a de firmware ou a de um usuário administrador do Mac.
  2. Após isso, selecione “Utilitário de Disco” na janela de utilitários da Recuperação do macOS e clique em “Continuar”.
  3. Selecione o dispositivo/volume na barra lateral do Utilitário de Disco.
  4. Clique no botão ou na aba “Apagar”.
  5. Clique em “Apagar” para começar a apagar o disco.
  6. Ao terminar, saia do Utilitário de Disco para voltar à janela de utilitários. Você está pronto para instalar o macOS.

Criando um Disco de Inicialização

Sabe o problema de deixar o Mac inutilizável durante o download do macOS Monterey 12? Bem, você não precisará se preocupar com isso caso opte pela segunda opção, que é criar um disco de inicialização do sistema.

Para isso, você precisará utilizar um SSD/HDD externo, um pendrive ou um cartão SD (caso o seu Mac tenha um slot para cartões ou você tenha um acessório para isso) para ser o seu disco de inicialização.

Escolha um disco que possa ser completamente apagado e formatado (com um nome sem espaços e sem caracteres especiais, de preferência), pois o próprio sistema limpará ele, bem como que tenha pelo menos 16GB de capacidade.

  1. Faça o download do macOS Monterey indo em Preferências do Sistema » Atualização de Software.
  2. Quando ele abrir a janela de instalação de forma automática, feche-a usando o atalho Q.
  3. No Finder, aba a pasta “Aplicativos”, clique com o botão direito do mouse em “Instalação do macOS Monterey” e selecione “Mostrar Conteúdo do Pacote”.
  4. Vá em Contents » Resources e deixe esta janela aberta.
  5. Abra outra janela do Finder (Arquivo » Nova Janela do Finder ou pelo atalho N), vá em Aplicativos » Utilitários e abra o Terminal. Opcionalmente, em vez de abrir essa nova janela, você pode usar o Spotlight ( barra de espaço) para abrir o Terminal.
  6. Na janela que se abrirá, digite sudo seguido de um espaço.
  7. Agora, naquela janela que você deixou aberta, arraste o arquivo createinstallmedia do Finder para o Terminal.
  8. Digite --volume seguido de espaço.
  9. Conecte o SSD/HDD externo, pendrive ou cartão SD ao seu Mac — ele deverá aparecer na Mesa.
  10. Arraste o volume (ícone) dele para a janela do Terminal.
  11. Pressione Enter para terminar de enviar o comando.
  12. Se for necessário, digite a sua senha de administrador.
  13. Digite y (de Yes) para permitir que o disco externo seja apagado e pressione Enter.

O processo de instalação será iniciado, apagando o conteúdo do seu SSD/HDD externo, pendrive ou cartão SD e copiando os arquivos do instalador para ele — lembrando que todo esse processo pode demorar um pouco (cerca de 20 a 30 minutos).

Quando o processo estiver concluído, você poderá usar esse SSD/HDD externo, pendrive ou cartão SD para inicializar o instalador do macOS Monterey.

Se por um acaso, durante esse processo, aparecer um alerta perguntando sobre o “SetFile”, você pode escolher a opção “Agora Não” (“Not Now”) pois isso não vai interromper a criação da unidade de instalação USB.

Apagando o seu Mac e instalando o novo sistema

  1. Reinicie o computador mantendo pressionada a tecla durante a reinicialização.
  2. Selecione o disco externo criado.
  3. Pode ser necessário inserir a senha do seu usuário do macOS, bem como a de firmware ou a de um usuário administrador do Mac.
  4. Selecione o Utilitário de Disco e clique em “Continuar”.
  5. Selecione o dispositivo ou volume na barra lateral do Utilitário de Disco.
  6. Clique no botão ou na aba “Apagar”.
  7. Clique em “Apagar” para começar a apagar o disco.
  8. Ao terminar, saia do Utilitário de Disco para voltar à janela de utilitários. Você está pronto para instalar o macOS.

Após a conclusão da instalação, adicione os seus arquivos novamente ao Mac, seja resgatando-os pelo Time Machine ou arrastando-os do seu drive externo pelo Finder.


E aí, quem já está rodando o macOS Monterey? Tudo certinho? 😉

Notas de rodapé

  • 1
    Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.
  • 2
    Hard disk drive, ou disco rígido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

macOS Monterey 12 está agora disponível para todos os usuários! [atualizado]

Próx. Post

Apple lança iOS/iPadOS 15.1, watchOS 8.1 e tvOS 15.1 [atualizado 2x: Software do HomePod 15.1, iOS/iPadOS 14.8.1]

Posts Relacionados