O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Documentos de registro/transferência de veículos são agora digitais

Agora, todos os documentos veiculares do Brasil são eletrônicos
Carteira Digital de Trânsito

É notável ver como o aplicativo Carteira Digital de Trânsito evolui a passos largos: criado inicialmente para ser simplesmente uma versão eletrônica da sua habilitação, o app já incorporou a capacidade de pagar multas e agora passará a ser o lar (quase) exclusivo de dois documentos importantes: o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento Anual (CLA).

Publicidade

O Serpro concluiu nesta semana o processo que levou os documentos ao mundo digital, finalizando uma transição importante: agora, todos os principais documentos veiculares emitidos no Brasil existem exclusivamente de forma eletrônica. Com a mudança, o CRV e o CLA passarão a fazer parte do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), acessível por meio do app Carteira Digital de Trânsito.

Na prática, a mudança é que os motoristas já podem acessar os documentos dos seus veículos pelo aplicativo, e todos os Certificados de Registro e Licenciamento emitidos desde o dia 4 último existem exclusivamente de forma digital. O usuário pode, caso queira, imprimir o documento numa folha A4 (o arquivo terá um código QR para validação de autenticidade), mas isso não é necessário — o documento digital tem valor legal.

Obviamente, quem ainda tem os documentos em papel emitidos antes de 4 de janeiro não precisará se preocupar, já que eles continuam valendo normalmente — a diferença é que, com o tempo, eles começarão a ser substituídos pelas versões digitais até o seu fim natural.

Mudanças na transferência de propriedade

As novidades também acarretam mudanças no processo de transferência de propriedade do veículo — uma vez que, no documento digital, os cidadãos não recebem mais a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV), que vinha em branco no verso do CRV.

Para veículos registrados a partir de agora, o proprietário precisará solicitar ao Detran do seu estado a emissão da ATPV-e (versão digital do mesmo documento) para transferir a propriedade do bem. A solicitação pode ser feita presencialmente ou por meio de algum canal de atendimento digital, fornecendo alguns dados do comprador; a partir daí, o órgão enviará a ATPV-e já preenchida e com o código QR de verificação.

Publicidade

Em seguida, basta seguir os mesmos passos de sempre, com reconhecimento de firma em cartório e efetivação de transferência no Detran.

Boas notícias, não?


Ícone do app Carteira Digital de Trânsito
Carteira Digital de Trânsito de Governo do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 4.2.2 (85.9 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via Canaltech

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Cartões de crédito da Rappi

Cartões da Rappi também poderão chegar ao Apple Pay

Próximo Artigo

Oferta: iPhone 12 de 256GB com quase 20% de desconto!

Posts Relacionados