O Handoff é um dos recursos que eu mais curto usar nos meus dispositivos da Apple. Ele foi introduzido junto ao iOS 8 e ao OS X Yosemite 10.10, em 2014, e faz parte do Continuidade, que permite uma melhor integração entre os dispositivos da Maçã.
Se você não sabe exatamente o que é o Handoff, explicarei o que é e como você pode ativá-lo em seus dispositivos.
O que é o Handoff?
O recurso permite que você inicie alguma tarefa em um dispositivo e finalize em outro. Para usar um exemplo, digamos que você esteja navegando em um site no Safari, no Mac, mas quer ir para o seu quarto e quer acessar o mesmo site no seu iPad.
No momento em que você pegar seu tablet, um ícone do Safari aparecerá no Dock do iPad para que você acesse rapidamente a mesma página aberta anteriormente no Mac.
Ou, suponhamos que você esteja escrevendo um email no iPhone, mas precise de mais espaço. No Mac, um atalho para abrir o Mail aparecerá no Dock, com o texto que você já tiver digitado no smartphone.
Mais recentemente, a Apple expandiu o Handoff para os HomePods, permitindo que você transfira o áudio do seu iPhone para o alto-falante inteligente apenas aproximando o smartphone da parte superior do HomePod — nós inclusive fizemos um vídeo sobre isso:
Parece mágica, não?!
Entre os aplicativos já inclusos nos sistemas operacionais da Maçã que funcionam com o Handoff, estão o Mail, o Safari, o Lembretes, o Mensagens, o Podcasts, entre outros. Há ainda apps de terceiros compatíveis com o recurso, como o Bear, o Pocket e o Fantastical 2.
Compatibilidade
Para que o Handoff funcione, você precisa ter dispositivos compatíveis e eles precisam estar logados no mesmo ID Apple, com Wi-Fi/Bluetooth ligados. Além disso, o recurso precisa estar ativado em todos os aparelhos.
A lista de dispositivos compatíveis com o Handoff é extensa, então respire e vamos lá:
- iPhone 5 ou superior rodando o iOS 8 ou mais recente.
- iPod touch de quinta geração ou superior rodando o iOS 8 ou mais recente.
- iPads Pro (todos os modelos), iPad mini (primeira geração) ou superior, iPad Air (primeira geração) ou superior, iPad (quarta geração) ou superior — todos rodando o iOS 8 ou mais recente.
- MacBooks (2015 ou superior), MacBooks Pro (2012 ou superior), MacBooks Air (2012 ou superior), Macs mini (2012 ou superior), iMacs (2012 ou superior), iMacs Pro (todos os modelos) e Macs Pro (2013 ou superior) — todos rodando o OS X Yosemite ou mais recente.
- Apple Watch (primeira geração) ou superior rodando o watchOS 1.0 ou mais recente.
- HomePod e HomePod mini (neste caso, rodando o software 14.4).
Ativando o Handoff
- No iPhone, no iPad e no iPod touch: vá em Ajustes » Geral » AirPlay e Handoff e ative o Handoff.
- No Mac: vá em Preferências do Sistema » Geral e marque “Permitir Handoff entre este Mac e seus dispositivos iCloud”.
- No Apple Watch: vá em Ajustes » Geral » Handoff e ative a opção.
- No HomePod: no iPhone/iPad, vá em Ajustes » Geral » AirPlay e Handoff e ative a opção “Transferir para o HomePod”.
Como expliquei, o Handoff aparecerá no lado direito do Dock no Mac e no iPad e, para passar a usar o app em questão, basta clicar/tocar nele.
No iPhone, o processo é um pouco diferente: você precisar estar necessariamente na tela de multitarefa (chamada pela Apple de “Seletor de Apps”), que pode ser aberta pressionando duas vezes o botão de Início (em iPhones com Touch ID e iPads com o botão) ou deslizando o dedo da parte inferior da tela até o meio (em iPhones com Face ID e iPads sem o botão de Início).
Bacana, não?! Você já conhecia o recurso?