O melhor pedaço da Maçã.
iPads Pro com Magic Keyboard sobre um fundo preto

Apple continua dominando mercado de chips para tablets

A Maçã conquistou sua maior fatia no segmento em nove anos

Entra trimestre, sai trimestre, e a Apple segue nadando de braçada no mercado de tablets. Mas a liderança da Maçã não está apenas na venda de dispositivos em si: a empresa também supera a concorrência com folga quando a métrica é a de processadores para tablets.

Publicidade

De acordo com dados da Strategy Analytics referentes ao primeiro trimestre de 2021, a Apple abocanhou 59% do mercado de chips para os dispositivos móveis — muito mais do que as suas duas principais concorrentes, Intel (14%) e Qualcomm (10%) combinadas. Trata-se da maior fatia de mercado da Maçã no segmento ao longo dos últimos nove anos.

As notícias são ainda melhores para a Apple porque o mercado cresceu 33% na comparação ano a ano e movimentou, no primeiro trimestre de 2021, cerca de US$761 milhões.

Obviamente, não podemos falar aqui de um lucro direto para a Apple, já que ela não vende seus processadores para outras fabricantes; ainda assim, os números indicam que o domínio da empresa no mundo dos tablets segue firme e forte.

Publicidade

Entre as razões citadas pelos analistas da SA para o sucesso da Apple, temos o aumento da produção (e venda) de tablets por conta da pandemia da COVID-19, bem como a recepção fortíssima dos processadores da Maçã — especialmente suas criações de 5 nanômetros: o A14 Bionic, que equipa o iPad Air de quarta geração, e o M1, que está presente nos novos iPads Pro.

Quando a análise concentra-se em tablets fora do universo de iPads, a MediaTek é a fabricante que se sobressai: a empresa tem parcerias de produção com gigantes como a Amazon, a Lenovo, a Samsung e a ASUS — e cresceu 92% na comparação ano a ano, especialmente por conta dos seus chips com capacidade celular. Ainda assim, a SA estima que o preço de venda médio (average selling price, ou ASP) da fabricante esteja bem abaixo da média do segmento, reduzindo suas receitas.

O fato é que, pelo visto, a Apple continua numa maré muito forte com os iPads. Vamos acompanhar os próximos capítulos!

via Patently Apple

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MediaMarkt oferece 4 meses grátis do Apple Music em Portugal

Próx. Post

Oferta: iPhone 12 Pro Max por R$7.699 em 12x!

Posts Relacionados