O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

App permite que pessoas com dificuldades na fala usem a Alexa no iOS

Uma revolução para muita gente ao redor do mundo
Voiceitt, app de acessibilidade para pessoas com dificuldades na fala

Para a maioria de nós, ativar uma assistente digital (como a Siri ou a Alexa) e fazer uma solicitação qualquer tornou-se uma tarefa quase tão trivial quanto andar para a frente.

Publicidade

Para muita gente, entretanto, a coisa não é tão simples assim: pessoas com dificuldades na fala — por uma série de motivos, como paralisia cerebral, infartos ou doenças neurodegenerativas — podem enfrentar sérios obstáculos para que sejam compreendidas pelas assistentes, negando a uma parcela da população seus benefícios e praticidades.

Pois essa é exatamente a razão de existência do Voiceitt. O aplicativo, nomeado um dos vencedores dos Prêmios de Inovação da Consumer Electronics Show (CES) 2021, permite que pessoas com dificuldades na fala utilizem a Alexa sem maiores obstáculos — conquistando, no processo, um grau inédito de independência no controle de dispositivos eletrônicos e objetos domésticos conectados.

O Voiceitt usa uma tecnologia própria de reconhecimento de fala, adaptada especialmente para reconhecer e trabalhar com padrões de discurso diferentes do padrão — pronúncias variadas, pausas de respiração e sons não-verbais são alguns dos elementos que, aqui, são postos como prioridade no reconhecimento da fala (ao contrário dos sistemas padrão das assistentes digitais).

Inicialmente, a invenção funcionará apenas em inglês e somente com a Alexa — os usuários precisarão ter um dispositivo conectado à assistente virtual da Amazon, como um Echo. A ideia é que, com o tempo, outros idiomas e outras assistentes passem a ser suportadas.

Publicidade

O Voiceitt já está em fase de pré-venda na App Store americana e será lançado no dia 28 de janeiro. Sua versão gratuita inclui cinco frases de comando, que os usuários poderão testar para saber se o sistema funciona com seu padrão de fala.

Caso positivo, para ativar a versão completa do serviço (que inclui mais de 200 comandos pré-programados e a possibilidade de configurar frases personalizadas) será necessário fazer uma assinatura que custará US$200 ao ano — nada barato, mas um valor aceitável considerando o nível da tecnologia embarcada e o valor que uma ajuda como essa terá para tanta gente.


Ícone do app Voiceitt
Voiceitt de voiceitt
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.2.2 (119.9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
🇺🇸 Indisponível na App Store brasileira!
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app VoiceittScreenshot do app VoiceittScreenshot do app VoiceittScreenshot do app Voiceitt

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Adobe Creative Cloud

Bug na Creative Cloud sobrecarrega macOS Big Sur; Adobe já corrigiu

Próximo Artigo
iPad Pro em mesa

Oferta: iPad Pro de 11" com 26% de desconto!

Posts Relacionados