Desenvolvedor do app Lockdown Privacy e ex-engenheiro da Apple, Johnny Lin, fez alguns alertas sobre as “informações nutricionais” de apps em uma nova matéria da Fast Company. Como informamos, essa “novidade” da App Store exibe dados e recursos usados por um determinado aplicativo a fim de que usuários saibam quais informações estão cedendo.
De acordo com Lin, o problema com os dados requeridos pelos apps é que eles são totalmente autodeclarados. O desenvolvedor de um aplicativo pode fazer todas as reivindicações de privacidade que quiser e, segundo Lin, nenhuma dessas informações é examinada — ou seja, não há verificação pela Apple ou por qualquer outra fonte.
Mais especificamente, ele aponta que a Maçã não verifica nenhuma informação de privacidade do aplicativo simplesmente “porque eles não podem”. Mais do que isso, não há como a empresa saber os apps fazem com os dados dos usuários depois que eles são enviados para servidores externos.
Ao chamá-los de “rótulos nutricionais de privacidade”, a Apple sugere irresponsavelmente que essas informações de privacidade são examinadas, quando isso é absolutamente falso.
Ainda segundo ele, isso resulta em duas consequências não intencionais: cria uma falsa sensação de segurança e um incentivo para aplicativos “invasores de privacidade” na App Store; desenvolvedores são incentivados a usar as “informações nutricionais” como uma forma de ganhar mais usuários.
O ecossistema da App Store é um lugar competitivo. Para cada aplicativo, há pelo menos dois ou três outros softwares, com funcionalidades semelhantes, competindo pelos mesmos usuários. E você não precisa de cinco aplicativos de email — você precisa de um bom. Usuários escolhem seus aplicativos com base em muitos fatores: recursos, design, capturas de tela, comentários e agora, com o iOS 14, privacidade do aplicativo. Portanto, para conquistar o máximo de usuários, desenvolvedores são incentivados a fazer com que a privacidade de seus aplicativos seja boa.
Felizmente, a Apple sabe que desenvolvedores mal-intencionados existem e, por isso, banirá quaisquer apps que burlarem essas medidas privacidade. Além disso, apesar desse aparente “problema”, o recurso já revelou as verdadeiras cores de determinados apps, como os do Facebook, expondo a quantidade colossal de dados que eles requerem.
Resumo da ópera: diferentemente do que Lin apontou, o problema não está na ponta da Apple, mas no caráter dos desenvolvedores que, além de ter um app “invasor” de privacidade, precisa agora mentir para maquiar essas informações — ou seja, ainda é preciso ficar de olho nos dados usados por apps e denunciar qualquer tipo de abuso.
via Apple Terminal