O melhor pedaço da Maçã.
Ubuntu rodando no iPhone 7

Se você sempre teve o sonho de rodar o Ubuntu num iPhone 7, agora você pode

…não que seja tão simples assim, claro

Se você é da turma do jailbreak e gosta de testar coisas novas no seu iPhone, que tal subir de patamar? Um usuário conseguiu instalar o Ubuntu no seu smartphone da Maçã e, tecnicamente, você pode replicar o processo — contanto que seja corajoso tenha por aí um iPhone 7 ou 7 Plus dando sopa.

Publicidade

A limitação ocorre porque o kernel usado para rodar o Ubuntu no iPhone só é compatível com o chip A10 Fusion, justamente aquele utilizado na família do iPhone 7. Além disso, já vou avisando que o processo é um tanto quanto longo e complicado — mas nada que vá lhe impedir de realizar os seus sonhos, creio eu.

O feito foi realizado pelo usuário do Reddit newhacker1746 e ele explicou todos os passos utilizados em uma publicação no site. O iPhone 7 utilizado pelo hacker, inclusive, estava com a unidade de armazenamento interna inoperante e o sistema operacional foi instalado em uma unidade externa, conectada ao aparelho por meio de um adaptador USB/Ethernet. O jailbreak utilizado, por sua vez, foi o checkra1n.

YouTube video

Inicialmente, ele conseguiu rodar apenas a linha de comando do Ubuntu no iPhone, mas com alguns outros ajustes — detalhados nesse post — foi possível rodar a interface gráfica completa do sistema, como vocês veem no vídeo acima. O Ubuntu é capaz de acessar todos os recursos básicos de hardware do iPhone, como o Wi-Fi e o Bluetooth, e o sistema roda de forma surpreendentemente lisa no smartphone.

Publicidade

Obviamente, esse não é um processo que você fará no seu iPhone principal nem dependerá dele para trabalhar, mas — como disse o responsável pela artimanha — trata-se de um bom experimento para reviver um iPhone antigo ou simplesmente gastar algumas horas num fim de semana.

Quem vai?

via iDownloadBlog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple fará “grande anúncio” amanhã, mas não espere por novos produtos [atualizado]

Próx. Post

Crie capas de playlists profissionais com esse app para iPhone

Posts Relacionados