O WhatsApp anunciou, na semana passada, uma atualização dos seus termos de serviço e políticas de privacidade que entrará em vigor a partir de 8 de fevereiro — incluindo algumas mudanças que darão ao Facebook acesso a dados de usuários da plataforma.

Publicidade

Depois de enfrentar uma tsunami de reclamações sobre a nova política, o serviço agora emitiu um esclarecimento afirmando que a privacidade de usuários “não será afetada com as mudanças”.

Queremos abordar alguns rumores e sermos 100% claros que continuamos a proteger suas mensagens privadas com criptografia de ponta a ponta. A atualização da nossa política de privacidade não afeta a privacidade das suas mensagens com amigos ou familiares. Saiba mais sobre como protegemos a sua privacidade, bem como o que NÃO compartilhamos com o Facebook aqui: faq.whatsapp.com/general/securi…

De acordo com a empresa, a atualização afetará “apenas as mensagens enviadas para contas empresariais no WhatsApp”, que ela acrescenta ser um “recurso opcional”.

No mais, os dados que as empresas do Facebook podem acessar incluem: detalhes da sua conta, metadados associados às conversas, transações financeiras (por meio do WhatsApp Pay) e informações que o aplicativo coleta automaticamente — como relatórios de registro, detalhes do dispositivos e de rede, entre outros.

É importante ressaltar que as mensagens e chamadas do WhatsApp ainda são criptografadas de ponta a ponta — portanto, nem o WhatsApp nem o Facebook podem acessar diretamente o conteúdo das conversas. No entanto, os metadados associados são nada menos que um “tesouro digital” que o Facebook pode usar para direcionar melhor seus serviços e anúncios.

Dito isso, o WhatsApp destaca que as mudanças na sua política de privacidade se aplicam em todos os lugares, exceto na União Europeia, onde o serviço funciona de acordo com as diretrizes do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).


Ícone do app WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger

de WhatsApp Inc.

Compatível com iPhones
Versão 2.21.11 (155.2 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

via WABetaInfo

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários