Nós informamos hoje que a Apple liberou a segunda versão beta do macOS Big Sur 11.2 para desenvolvedores, e ela veio com uma mudança significativa. Antes, uma breve explicação.

Publicidade

Quem tem hoje um Mac equipado com o chip M1 consegue rodar aplicativos criados para iPhones e iPads numa boa no computador — isso porque, agora, os apps para smartphones, tablets e desktops/notebooks da Maçã estão rodando sob uma mesma arquitetura.

Apps para iOS rodando no macOS
Macs rodando apps para iOS | 📷 iDownloadBlog

Desenvolvedores de apps móveis podem optar por distribuir seus aplicativos na Mac App Store ou não; contudo, há uma forma de você rodar apps para iOS/iPadOS no macOS mesmo se o desenvolvedor não tiver marcado (no caso, desmarcado, já que ela é ativada por padrão) a opção de oferecer a sua criação também para o sistema operacional de computadores. Só que no macOS 11.2 isso tem tudo para mudar.

O 9to5Mac vasculhou os códigos da nova versão beta do macOS e descobriu que a Apple está implementando um novo sistema o qual poderá bloqueará a execução desses apps que desenvolvedores optaram por não oferecer no Mac.

A parte do código em questão está relacionado às APIs1 que gerenciam as proteções DRM2 do sistema operacional. Por enquanto esse bloqueio ainda não está ativado, mas a Apple tem tudo para virar essa chave ao lançar o macOS 11.2.

Ou seja: se você tem um Mac M1, aproveite enquanto pode — ou pressione a empresa/o desenvolvedor em questão para deixar marcada a opção de distribuir o app também na Mac App Store, de forma oficial.

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários