O melhor pedaço da Maçã.

Cartões de transporte de Paris ganham recarga pelo iPhone

Basta encostar o cartão no iPhone e pagar via Apple Pay

Na última semana, falamos aqui sobre a expectativa de o transporte público de Paris integrar-se ao modo Transporte Público Expresso, do iOS, que permite aos cidadãos e turistas de uma localidade cadastrar seus cartões de viagem no aplicativo Wallet e simplesmente encostar o iPhone (ou Apple Watch) na catraca, mesmo desligado, para pagar pelos modais — aproveitando, inclusive, os benefícios de integração e tarifas especiais.

Publicidade

Bom… isso ainda não aconteceu, mas o órgão responsável pelo transporte público parisiense chegou com outra novidade interessante: a possibilidade de os usuários recarregarem seus cartões de transporte físicos diretamente pelo iPhone, por meio do Apple Pay.

O recurso chegou numa atualização do aplicativo Île-de-France Mobilités (antes conhecido como Vianavigo) e tem funcionamento bem simples. Ao entrar no app, basta ir até a aba de compras e posicionar seu cartão de transporte na traseira do iPhone; uma tela aparecerá com os dizeres “Pronto para escanear” e, uma vez reconhecido o cartão (via NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.), você poderá comprar suas passagens — unitárias, diárias, semanais ou mensais. O pagamento é feito pelo Apple Pay, dentro do próprio app.

Recarregando cartão de transporte público de Paris via NFC no iPhone

Obviamente, a solução ainda não é a mais prática para quem usa o transporte público de Paris, mas já pode dar uma aliviada na lotação das estações de metrô e ônibus — afinal de contas, usuários poderão recarregar seus cartões de casa ou de qualquer lugar, e não necessariamente nas máquinas antes de viajar. E num momento como esse, qualquer iniciativa para evitar aglomerações é válida.

Publicidade

De qualquer forma, a expectativa é que, nos próximos meses, as catracas dos modais de transporte público de Paris passem a aceitar o Apple Pay diretamente como forma de pagamento — da mesma forma que já acontece em cidades como Londres, Nova York, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba (aqui no Brasil, em alguns modais).

Quanto ao modo de Transporte Público Expresso, parece que os parisienses terão de aguardar um pouco mais.


Ícone do app Île-de-France Mobilités
Île-de-France Mobilités de Ile de France Mobilites
Compatível com iPhones
Versão 8.0.0 (214.2 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Qualcomm compra startup fundada por ex-executivos da Apple

Próx. Post

Apple poderá bloquear apps para iOS não autorizados em Macs com M1

Posts Relacionados