Cartões de transporte de Paris ganham recarga pelo iPhone Basta encostar o cartão no iPhone e pagar via Apple Pay

Na última semana, falamos aqui sobre a expectativa de o transporte público de Paris integrar-se ao modo Transporte Público Expresso, do iOS, que permite aos cidadãos e turistas de uma localidade cadastrar seus cartões de viagem no aplicativo Wallet e simplesmente encostar o iPhone (ou Apple Watch) na catraca, mesmo desligado, para pagar pelos modais — aproveitando, inclusive, os benefícios de integração e tarifas especiais.

Publicidade

Bom… isso ainda não aconteceu, mas o órgão responsável pelo transporte público parisiense chegou com outra novidade interessante: a possibilidade de os usuários recarregarem seus cartões de transporte físicos diretamente pelo iPhone, por meio do Apple Pay.

O recurso chegou numa atualização do aplicativo Île-de-France Mobilités (antes conhecido como Vianavigo) e tem funcionamento bem simples. Ao entrar no app, basta ir até a aba de compras e posicionar seu cartão de transporte na traseira do iPhone; uma tela aparecerá com os dizeres “Pronto para escanear” e, uma vez reconhecido o cartão (via NFC1), você poderá comprar suas passagens — unitárias, diárias, semanais ou mensais. O pagamento é feito pelo Apple Pay, dentro do próprio app.

Recarregando cartão de transporte público de Paris via NFC no iPhone

Obviamente, a solução ainda não é a mais prática para quem usa o transporte público de Paris, mas já pode dar uma aliviada na lotação das estações de metrô e ônibus — afinal de contas, usuários poderão recarregar seus cartões de casa ou de qualquer lugar, e não necessariamente nas máquinas antes de viajar. E num momento como esse, qualquer iniciativa para evitar aglomerações é válida.

De qualquer forma, a expectativa é que, nos próximos meses, as catracas dos modais de transporte público de Paris passem a aceitar o Apple Pay diretamente como forma de pagamento — da mesma forma que já acontece em cidades como Londres, Nova York, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba (aqui no Brasil, em alguns modais).

Publicidade

Quanto ao modo de Transporte Público Expresso, parece que os parisienses terão de aguardar um pouco mais.


Ícone do app Île-de-France Mobilités

Île-de-France Mobilités

de STIF

Compatível com iPhones
Versão 7.0.0 (218 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

via AppleInsider

Posts relacionados

Comentários