O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft aposta que novo chip da Qualcomm vai superar o Apple Silicon

Tom’s Guide
Chip Snapdragon X Elite, da Qualcomm, em frente a laptops

Pouco mais de três anos após o lançamento dos primeiros Macs com o Apple Silicon, a Maçã ainda é uma empresa a ser superada no que se refere a computadores equipados com chips que tenham arquitetura ARM. Para a Microsoft, no entanto, esse cenário mudará em poucos meses, graças à Qualcomm.

Publicidade

Isso porque, de acordo com o The Verge, a empresa está apostando pesado nos computadores que serão equipados com os processadores da linha Snapdragon X Elite — os quais, como destacado pela Qualcomm na época de seu anúncio, batem qualquer coisa que a Apple (ou a Intel) já tenham lançado.

A expectativa da Microsoft é que os laptops com Windows alimentados pelos novos processadores baterão o MacBook Air com o chip M3, tanto no desempenho de CPU 1Central processing unit, ou unidade central de processamento. quanto em tarefas alimentadas por inteligência artificial, que são um ponto de grande destaque nos novos chips da Qualcomm.

Com a confiança nas alturas, a Microsoft estaria planejando uma série de demonstrações relacionadas à (esperada) superioridade dos novos processadores em relação ao chip M3 — inclusive, afirmando em documentos internos que eles garantem emulação de apps x86 mais rápida que o Rosetta 2.

Publicidade

O site ainda descobriu que a Microsoft estaria planejando lançar os laptops Surface Pro 10 e Surface Laptop 6 com o Snapdragon X Elite. Embora a empresa já tenha anunciado versões com os chips Core Ultra, da Intel, os modelos com ARM deverão ser focados em consumidores.

Esses computadores com o processador da Qualcomm, inclusive, seriam chamados internamente de “PCs Copilot de próxima geração” (para diferenciá-los dos que contam com chips da AMD ou da Intel), bem como também ganhariam recursos de IA do Windows em primeira mão.

Será que finalmente a briga ficará (ou começará a ficar) boa no mercado de PCs com ARM? Acompanhemos…


Comprar MacBooks Air de 13″ e 15″ de Apple Preço à vista: a partir de R$9.899,10
Preço parcelado: a partir de R$10.999,00 em até 12x
Cores: meia-noite, estelar, cinza-espacial ou prateado
Chip: M2 (CPU de 8 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos) ou M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB ou 24GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Adaptador de energia: 30W, 35W (duas portas) ou 70W

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mercado de Macs cresceu 14,6% em relação ao primeiro trimestre de 2023 [atualizado]

Próx. Post

Como impedir que outros vejam o seu iPhone no SharePlay do CarPlay

Posts Relacionados