O melhor pedaço da Maçã.

YouTube chega ao mundo corporativo

Embora tenha passado despercebido, certamente ofuscado pelo anúncio do navegador Google Chrome, houve o lançamento de uma nova ferramenta voltada ao mundo corporativo e que passará a integrar a suíte Google Apps: o Google Video for Business.

Publicidade

A nova aplicação pretende levar a comunicação empresarial e os conceitos de trabalho colaborativo e distribuição de conteúdo a um novo patamar, facilitando a troca e distribuição de conteúdo corporativo, treinamentos, briefing de reuniões e relatórios de viagens e eventos, dentre outros, trazendo às empresas o mesmo conceito revolucionário inaugurado pelo YouTube na concentração e distribuição de vídeos na internet.

Duas são as principais vantagens da utilização deste aplicativo: a facilidade de distribuição de conteúdo, principalmente para escritórios distantes ou funcionários que trabalham remotamente — realidade cada vez mais comum, aliás — e a possibilidade de se determinar, exatamente, quem terá acesso aos vídeos produzidos, seja apenas um usuário, um grupo de pessoas ou todos os colaboradores da organização — embora nem queira pensar nas “obras primas” que serão produzidas pelo pessoal de TI, nas longas madrugadas frias e solitárias nos datacenters da vida. 😀

Publicidade

Veja só como este recurso é utilizado dentro do próprio Google:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=iWzwLGJ0BIo[/youtube]

Parece ser o melhor dos mundos, a princípio, mas como profissional da área de Segurança da Informação e responsável por esta área em uma instituição financeira, jamais permitiria a adoção deste recurso em minha empresa, se houvesse a menor possibilidade de que estes vídeos fossem enviados para além do domínio da corporação. Afinal de contas, travo uma batalha constante e cotidiana contra o vazamento de informações sigilosas e confidenciais.

E nem pense que isto acontece apenas nos filmes de Hollywood. Na recente pesquisa Trust, Security & Passwords, realizada pela Cyber-Ark Software e focada em 300 profissionais de segurança da informação do Reino Unido, 88% (isso mesmo: oitenta e oito por cento!), vazariam informações confidenciais de suas empresas, caso fossem demitidos amanhã. O Google Video for Business me parece ser bastante interessante e realmente poderá ajudar na comunicação empresarial. Porém, levo muito a sério o que nossas avós sempre diziam: “prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”. Use com moderação!

[Dica do Bruno Marques, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Adobe fará sua primeira demonstração da Creative Suite 4 neste mês

Próx. Post

shinywhitebox lança iShowU HD & HD Pro

Posts Relacionados