Se você achou o título acima familiar, é porque essa é a situação do mercado de “audíveis” (ou fones de ouvido sem fio) é basicamente a mesma já há alguns trimestres: com os AirPods, a Apple conquistou uma dianteira bem saudável na construção do segmento; agora, com a chegada de concorrentes aos borbotões dia após dia, é natural que a Maçã veja sua liderança gradualmente diminuir.
Em números recentes da Counterpoint Research, relativos ao terceiro trimestre de 2020, a Apple viu sua fatia de mercado no mercado de audíveis cair de 41% (no quarto trimestre de 2019) para 29%. Os AirPods ainda são líderes isolados do segmento, entretanto: a segunda colocada, a Xiaomi, tem 13% do mercado, enquanto a Samsung e a JBL têm 5% cada.
O fato é que, no geral, o mercado dos fones sem fio está crescendo rapidamente — a Counterpoint estima que 238 milhões de unidades dos acessórios tenham sido vendidas ao longo de 2020, um crescimento de 83% em relação ao ano anterior. As razões para o salto, segundo os analistas, estão principalmente na remoção das saídas para fones de ouvido dos smartphones e tablets, e no aumento do consumo de mídia em dispositivos móveis.
A Apple continua na liderança, segundo a Counterpoint, por conta do seu sólido ecossistema que estimula os usuários a adquirir produtos da própria marca. Outras fabricantes da faixa mais cara do mercado, como a Samsung, também tiveram bom desempenho, mas o grande crescimento aqui está nas marcas de baixo custo: metade das fabricantes no Top 10 oferecem fones abaixo dos US$50, ou mesmo abaixo dos US$20.
Vale notar que os audíveis já representam mais da metade do segmento geral de vestíveis — que é dividido em cinco categorias: além dos fones, temos os dispositivos de pulso (que representam 41% do total), os oculares (3%), os de corpo (3%) e os de pele (1%).
Vamos ver, portanto, como esse cenário ficará nos próximos meses.
Preço parcelado: R$2.599,00 em até 12x
Preço parcelado: R$1.399,00 em até 12x
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via Cult of Mac