O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

macOS Big Sur

Apps da Apple não poderão mais burlar firewalls no macOS 11.2

Em novembro passado, alguns desenvolvedores e pesquisadores de segurança se mostraram preocupados com uma mudança no macOS Big Sur, a qual permite que os aplicativos da Apple contornem firewalls e VPNs1 (seja a solução nativa ou de terceiros) em basicamente qualquer situação.

Publicidade

Como isso poderia levar a violações de segurança e privacidade, a Apple removeu a extensão ContentFilterExclusionList, a qual dava carta branca para seus apps, da segunda versão beta do macOS Big Sur 11.2 — após, é claro, muita pressão por parte dos desenvolvedores.

ContentFilterExclusionList no Terminal

As informações foram divulgadas pelo pesquisador Patrick Wardle, que explica tudo tim-tim por tim-tim nessa página.

Meu Deus, nós conseguimos! 🤩 Graças aos comentários da comunidade (e sim, a má publicidade), a Apple decidiu remover o ContentFilterExclusionList (no macOS 11.2 beta 2). Isso significa que firewalls de filtragem de pacotes (por exemplo, LuLu) podem agora monitorar/bloquear de forma abrangente todo o tráfego do sistema operacional!!

Em outras palavras, isso significa que os aplicativos da Apple não poderão mais contornar firewalls de terceiros e usuários poderão monitorar novamente o tráfego desses softwares na web.

Detalhes da App Store em app de firewall

No entanto, a presença ou ausência de um recurso em uma versão beta não é uma garantia de que tudo será implementado exatamente dessa forma na versão final do sistema, que chegará às mãos de usuários — mas, entendendo que isso pode dar brechas para invasores, é provável que a Apple esteja se preparando para resolver tudo isso mesmo.

Em uma nota relacionada, ontem informamos que a segunda versão beta do macOS 11.2 também trouxe outra mudança, a qual poderá impedir que apps para iOS não autorizados rodem em Macs com M1 — muito provavelmente devido a proteções de DRM2.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Desativando as atualizações em segundo plano no iPhone

O que são e como desativar as atualizações em 2º plano de iPhones, iPads, Apple Watches e Apple TVs

Próximo Artigo

Evernote apresenta nova página inicial com widgets

Posts Relacionados