Há um ano e alguns meses, causou polêmica uma novidade de que a Apple passaria a exibir, em determinados modelos de iPhones, um aviso caso o aparelho tivesse passado por um reparo e recebido, no processo, uma tela não-original. Apesar da garantia de que o dispositivo continuaria funcionando normalmente, o aviso gerou temores de que a Maçã começaria uma empreitada contra peças paralelas, eventualmente inviabilizando seu uso.
Bom, cá estamos nós, quase um ano e meio depois, e isso (ainda?) não aconteceu. O fato é que, a partir do iOS 14.4, outro elemento do iPhone passará a receber a mesma atenção do sistema: a câmera.
Analisando a segunda versão beta do sistema, liberada ontem, o jornalista Steve Moser (do MacRumors) descobriu códigos que indicam um novo aviso, a ser exibido pelo iOS caso o aparelho em questão tenha tido suas peças da câmera substituídas por componentes não-originais. A mensagem, em tradução livre, diz algo como “não foi possível verificar se este iPhone tem uma câmera genuína da Apple”.
Assim como no caso das telas, o aviso provavelmente aparecerá no aplicativo Ajustes, dentro da tela “Sobre” — e poderá ser exibido temporariamente, também, como uma notificação na tela de bloqueio.
Nada indica, também, que o aviso afetará de alguma forma o uso da câmera no iPhone — pelo visto, a ideia é apenas deixar claro ao usuário que aquele componente pode não ser original e, portanto, seus resultados podem ficar abaixo daqueles que a Apple garantiria com suas peças próprias. No futuro, segundo o MacRumors, esses avisos poderão ser reunidos em um vindouro documento de suporte da Maçã detalhando a importância de sempre se fazer reparos em oficinas autorizadas e/ou com peças genuínas.
O alento disso tudo é que o Programa de Reparo Independente da Apple, o qual permite que oficinas não-autorizadas obtenham peças e treinamento da própria Maçã, está se expandindo. Ou seja, as opções para consertar nossos dispositivos poderão aumentar bastante com o tempo — e com resultados mais confiáveis.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.