O melhor pedaço da Maçã.

Apple começa a bloquear apps de iOS não autorizados em Macs com M1

A chave já foi virada lá no servidor

Na última quarta-feira, falamos aqui sobre a descoberta, do 9to5Mac, de códigos no macOS Big Sur 11.2 beta 2 que indicavam o bloqueio de apps não autorizados do iOS no sistema. Ou seja, a prática de sideloading de aplicativos para iPhone ou iPad estaria efetivamente encerrada e os usuários poderiam instalar apenas os apps do iOS/iPadOS oficialmente disponibilizados na Mac App Store.

Publicidade

No momento do post, a mudança ainda não estava valendo. Agora, sim: de acordo com o site, a Apple começou a virar a chave nos servidores para impedir que os Macs com M1 rodem apps do iOS/iPadOS não autorizados.

A novidade vale tanto para o macOS Big Sur 11.1 quanto para as versões betas do 11.2. A diferença é que, no 11.2, a mensagem de erro ao tentar rodar um app não autorizado é mais específica, afirmando que o aplicativo “não pode ser instalado porque o seu desenvolvedor não o projetou para que ele rode nesta plataforma”.

Mensagem de erro no macOS Big Sur ao tentar instalar aplicativos não autorizados do iOS

No macOS 11.1, a mensagem de erro dirá simplesmente que houve um problema na instalação e você precisará “tentar novamente mais tarde” (mas não perca de tempo…).

Publicidade

Vale notar, entretanto, que se você já fez a instalação de um app não autorizado do iOS/iPadOS no seu Mac com M1 anteriormente, ele vai continuar rodando. Da mesma forma, se você já tinha baixado o arquivo .ipa do aplicativo anteriormente, ainda será possível instalá-lo — isso porque os mecanismos que impedem a instalação dos apps estão no sistema da App Store que distribui os seus arquivos e não no macOS em si.

Então é isso — ao menos, os jogadores de Call of Duty: Mobile não vão mais poder ser banidos por essa prática…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá lançar serviço de assinatura de podcasts

Próx. Post

Rumor: futuro iPhone dobrável terá Ceramic Shield (sim, de vidro)

Posts Relacionados