O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple começa a bloquear apps de iOS não autorizados em Macs com M1

A chave já foi virada lá no servidor

Na última quarta-feira, falamos aqui sobre a descoberta, do 9to5Mac, de códigos no macOS Big Sur 11.2 beta 2 que indicavam o bloqueio de apps não autorizados do iOS no sistema. Ou seja, a prática de sideloading de aplicativos para iPhone ou iPad estaria efetivamente encerrada e os usuários poderiam instalar apenas os apps do iOS/iPadOS oficialmente disponibilizados na Mac App Store.

Publicidade

No momento do post, a mudança ainda não estava valendo. Agora, sim: de acordo com o site, a Apple começou a virar a chave nos servidores para impedir que os Macs com M1 rodem apps do iOS/iPadOS não autorizados.

A novidade vale tanto para o macOS Big Sur 11.1 quanto para as versões betas do 11.2. A diferença é que, no 11.2, a mensagem de erro ao tentar rodar um app não autorizado é mais específica, afirmando que o aplicativo “não pode ser instalado porque o seu desenvolvedor não o projetou para que ele rode nesta plataforma”.

Mensagem de erro no macOS Big Sur ao tentar instalar aplicativos não autorizados do iOS

No macOS 11.1, a mensagem de erro dirá simplesmente que houve um problema na instalação e você precisará “tentar novamente mais tarde” (mas não perca de tempo…).

Vale notar, entretanto, que se você já fez a instalação de um app não autorizado do iOS/iPadOS no seu Mac com M1 anteriormente, ele vai continuar rodando. Da mesma forma, se você já tinha baixado o arquivo .ipa do aplicativo anteriormente, ainda será possível instalá-lo — isso porque os mecanismos que impedem a instalação dos apps estão no sistema da App Store que distribui os seus arquivos e não no macOS em si.

Então é isso — ao menos, os jogadores de Call of Duty: Mobile não vão mais poder ser banidos por essa prática…

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
AirPods com iPhone e ícone de Podcasts

Apple poderá lançar serviço de assinatura de podcasts

Próximo Artigo
iPhone dobrável

Rumor: futuro iPhone dobrável terá Ceramic Shield (sim, de vidro)

Posts Relacionados