O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

WhatsApp e Telegram

Eis as principais diferenças entre WhatsApp, Signal e Telegram

O WhatsApp Messenger tem sido alvo de mais uma polêmica, recentemente. Tudo porque a empresa anunciou que passaria a compartilhar os dados de usuários com o Facebook, dona do mensageiro.

Publicidade

A mudança passaria a vigorar em 8 de fevereiro — mas foi adiada para 15 de maio — e você precisa necessariamente aceitar o compartilhamento desses dados para continuar usando o WhatsApp.

No meio do turbilhão de reclamações de usuários, outros dois aplicativos de mensagens começaram a se destacar nos rankings de mais baixados nas lojas de aplicativos e, consequentemente, ganharam mais usuários. Me refiro, aqui, ao Telegram e ao Signal.

Ambos são bastante reconhecidos por terem funções superiores às do WhatsApp, por serem mais transparentes com os usuários sobre coletas de dados e por possuírem mais funções de segurança.

Publicidade

Por isso, resolvemos mostrar aqui algumas diferenças que separam os três aplicativos. Assim, você conseguirá decidir qual melhor se encaixa para o seu uso. Vamos lá?

Compatibilidade

WhatsAppTelegramSignal
Mac
PC (Windows)
PC (Linux)
iPhone
iPad
Android
web
Extensão✅ (Chrome)

Grupos e mensagens

Em se tratando de número de participantes em grupos, há uma discrepância grande entre os três mensageiros:

  • WhatsApp: até 256 membros;
  • Signal: até 1 mil;
  • Telegram: até 200 mil (você não leu errado).

O Telegram também é o único dos três o qual permite que você use um nome do usuário (@seunome) para se comunicar com outras pessoas; apesar disso, um número de telefone ainda é necessário para ativar o mensageiro.

Publicidade

Outro recurso exclusivo do Telegram é a possibilidade de se criar enquetes tanto em grupos quanto em canais (mais sobre isso abaixo).

Além dos chats comuns, o Telegram vai além com os chamados chats secretos. Por meio deles, você pode escolher um determinado tempo para que as mensagens sejam automaticamente apagadas após a leitura.

Todos os três aplicativos oferecem chamadas de vídeo; no caso do Signal e do Telegram, até o momento você consegue fazer chamadas com apenas um pessoa. Para quem usa o WhatsApp, as chamadas de vídeo podem ser feitas em grupos de até oito pessoas.

Canais

Além dos grupos tradicionais, o Telegram também possui os canais, que são ideais para quem quer alcançar um grande público com suas informações, já que o número de participantes nos grupos é limitado. Esses canais podem ser “alimentados” apenas por seus criadores/administradores, impossibilitando conversas como nos grupos tradicionais.

O MacMagazine, por exemplo, possui dois canais no Telegram: um pelo qual você recebe os artigos que são publicados por aqui e outro no qual você confere as principais promoções do mundo Apple. 😉

Privacidade

Aqui, já entramos num tópico de interesse de todos. Os três mensageiros possuem recursos que ajudam a lhe proteger, como mensagens criptografadas de ponta a ponta. Isso significa que ninguém, além de você e da outra pessoa que estiver no chat, poderá visualizar o conteúdo das mensagens.

No caso do Signal, você pode ativar uma função a qual permite que as mensagens enviadas sejam automaticamente apagadas no momento em que o destinatário visualizá-las. São as chamadas “mensagens efêmeras”, que podem ser habilitadas diretamente nas configurações de cada conversa.

O Telegram, como falei acima, tem o recurso do chat secreto; já o WhatsApp implementou recentemente a opção de desaparecer com uma mensagem após sete dias (você configura isso no próprio chat).

Outra função interessante do Signal é que ele oferece a possibilidade de desfocar os rostos na hora de enviar fotos. Esses recursos são tão importantes que inclusive a Freedom of the Press Foundation (organização conhecida por proteger a liberdade de imprensa) ajudou financeiramente o mensageiro.

Nos três apps, você ainda pode adicionar uma camada extra de proteção por meio de autenticação via Face ID ou Touch ID e da verificação de duas etapas, que é altamente recomendada.

Coletas de dados

Com o iOS 14.3, a Apple lançou uma espécie de “tabela nutricional” nas páginas de apps da App Store, onde desenvolvedores descrevem quais dados são coletados e como eles são usados.

Confira o que é coletado por cada app:

WhatsAppTelegramSignal
Compras
Informações financeiras
Localização
Informações de contato
Contatos
Conteúdo do usuário
Identificadores
Dados de utilização
Diagnóstico

Como podemos observar, o WhatsApp é o campeão em coletas de dados dos usuários. No lado oposto temos o Signal, que acessa apenas o seu número de telefone.

Bots

Os bots (pequenos programas que rodam dentro do mensageiro) são tão populares no Telegram que resolvemos criar uma seção só para eles. 😉

E nada melhor do que um exemplo para explicar as capacidades deles: suponhamos que você queira enviar um vídeo do YouTube para um amigo. Ao iniciar um chat com o bot @youtube, você poderá procurar o vídeo e enviá-lo diretamente para a pessoa. Tudo dentro do próprio aplicativo.

Bacana, né? Abaixo, separei alguns bots legais:

  • @Transcriber_bot: ideal para quem recebe muitas mensagens de áudio, mas não tem muita paciência para ouvi-las. O bot transcreve o que foi dito no áudio e envia o texto para você.
  • @GmailBot: sim, por meio desse bot você consegue ler e até responder seus emails!
  • @Wiki: aqui, você consegue fazer buscas rápidas usando a Wikipédia.
  • @CalcuBot: ideal para quem precisa fazer cálculos rápidos.

·   •   ·

Pois bem, com essas informações, você já tem uma boa base para escolher qual é o seu mensageiro favorito. Obviamente, você também precisará certificar-se de que as pessoas com as quais você costuma se comunicar também estejam por lá — e esse é hoje, sem dúvida nenhuma, o maior trunfo do WhatsApp.

Ah, e se você tiver alguma dica de recurso bacana para um desses três mensageiros, compartilhe com a gente nos comentários. 😀


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com iPhones
Versão 2.21.40 (157.3 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Telegram Messenger
Telegram Messenger de Telegram FZ-LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 7.5.1 (174.6 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Signal - Mensageiro Privado
Signal - Mensageiro Privado de Signal Messenger, LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 5.6 (141.3 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via MVW

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
App Tweetbot 4 para iOS

Como filtrar tweets pelo app Tweetbot

Próximo Artigo
Logos do Patreon e do Catarse

Obrigado a todos vocês, patrões do MacMagazine!

Posts Relacionados