Se você é fã de sleeves, mochilas e outros acessórios de couro para Macs, provavelmente vai gostar desses dois que eu testei nas últimas semanas, da Harber London: uma capa para MacBook Pro e um tapete (desk mat) para colocar na mesa.
Vamos conhecê-los, portanto, em detalhes.
Sleeve para MacBooks
Vamos começar pela sleeve, que é a mais tradicional. Apesar de a HB ter vários modelos, eu testei a Slim Leather MacBook Sleeve Case, que considero — dentre os modelos da marca — a mais minimalista possível.
Ela não é a capa mais vendida da HB à toa. Apesar de simples, ela tem um aspecto bastante elegante e realmente protege o seu Mac.
E eu posso dizer isso com a propriedade de quem estava transportando o MacBook dentro da sleeve — que, por sua vez, estava dentro de uma sacola, afinal eu moro no Rio de Janeiro e todo cuidado é pouco ao andar pelas ruas da cidade — e, sem querer, deixou a sacola bater no chão com uma certa força. Felizmente nada aconteceu com o Mac, mas se ele não estivesse com sleeve, a história poderia ter sido outra. 😅
O encaixe do Mac na capa é simplesmente perfeito, sem aquelas sobras que algumas cases podem ter — algo que você espera quando um acessório assim é feito à mão por artesãos especializados na Espanha; se por fora temos um acabamento de couro (Full Grain Vegetable Tanned), por dentro temos a proteção do forro de feltro de lã, que oferece um excelente acolchoamento.
Como disse acima, se você é fã de acessórios de couro do tipo, não vai se arrepender! Minha única dica é: não vire a sleeve de cabeça para baixo com o notebook dentro pois, como alumínio escorrega facilmente no feltro, a probabilidade de ele simplesmente “pular” da case e se estatelar no chão é enorme!
Mas isso não é um defeito da capa nem nada do tipo, é o esperado. Se você não nem cogitar ter esse problema, opte então por uma case com algum tipo de fechamento na ponta — a própria HB tem diversas opções.
A Slim Leather MacBook Sleeve Case é exatamente o que eu esperava! Ela disponível em quatro cores: tan (algo como “bronzeado”, a que ilustra este artigo), preta, navy (algo como azul marinho) e deep brown (marrom escuro).
Há tamanhos específicos para diversos Macs: MacBook de 12″, MacBook Air de 11″, MacBook Air de 13″, MacBook Pro de 13″, de 15″ e de 16″ — obviamente, com cases distintas para cada geração desses Macs. Além deles, temos capas também para o Dell XPS de 13″ e de 15″.
Por ser uma empresa inglesa, os preços começam em £69 (no caso da case que eu estou testando, para o MacBook Pro de 16″, ela sai por £75). Vale notar que a Harber London despacha seus produtos para o Brasil via FedEx — obviamente, você ainda precisa adicionar na conta o imposto de importação.
Tapete para a sua mesa
Eu também estou testando o Leather Desk Mat. Esse está longe de ser um acessório indispensável (como eu julgo ser uma sleeve ou algum outro acessório para proteger o seu Mac durante o transporte, por exemplo). Ainda assim, gostei muito da experiência de ter um tapete desse aqui na minha mesa.
Antes de tudo, ele não deixa de também proteger o seu Mac de sofrer possíveis arranhões da mesa ou algo do tipo — isso, claro, falando de notebooks, já que se você tem um iMac ele ficará fora do tapete.
Ele também serve como um ótimo delimitador/organizador da sua área de trabalho física. Explico: aqui em casa, o meu escritório fica na sala, numa bancada que cobre boa parte do cômodo. Obviamente, o meu escritório ocupa apenas uma pequena parte dessa mesa e o tapete é perfeito para deixar mais claro que espaço é esse, me “forçando” a organizar as minhas coisas nessa área.
O acessório é muito simples: uma superfície de couro com forro que você pode escolher entre feltro de lã (como na sleeve) ou microfibra macia (a que eu estou testando); há um recorte na parte superior central para você passar/prender o cabo de energia para alimentar o Mac, o teclado ou qualquer outro dispositivo que esteja usando no tapete.
São três tamanhos: médio (50x30cm), grande (80x32cm) e extra-grande (80x45cm). Claro que tudo depende do tamanho da sua mesa mas, no meu caso, como eu trabalho com um MacBook Pro de 16″, eu optei por testar o modelo extra-grande para que tudo o que eu uso (Mac, mouse, acessórios como microfone para gravar o podcast, stand para o iPhone e tudo mais) caiba numa boa.
Como a sleeve, o tapete também é feito à mão na Espanha, com couro Full Grain Vegetable Tanned. E digo que estou adorando a experiência! Tenho apenas três ressalvas que estão acontecendo aqui comigo mas que não necessariamente lhe afetarão.
A primeira: eu pensei que ele fosse ficar mais agarrado na mesa, mas não. Acho que, para isso, só prendendo mesmo tudo com uma fita dupla face ou algo do tipo — o que eu (ainda) não fiz.
A segunda: como ele não tem nenhum tipo de fixador ou algo assim, uma das extremidades está levantando um pouco — muito provavelmente por conta da forma que ele foi enrolado/dobrado no transporte. Dá para ver que é algo possível de solução (eu posso dobrar ao contrário por um tempo ou até mesmo colocar um livro/algo pesado por um tempo em cima para ver se resolve), mas é importante pontuar.
A terceira: ainda que eu use o teclado do MacBook Pro e não um teclado externo, como nas fotos que ilustram o artigo, eu tenho a mania de apoiar o antebraço na mesa. E, agora, ao fazer isso, apoio no tapete (o que é muito mais agradável, diga-se). Só que, como ele não é “preso” na mesa, acaba que ele gruda no meu braço (principalmente em dias mais quentes). Não sei se apoiar o antebraço assim é uma coisa minha; também pode ser que um tapete menor resolvesse esse meu problema (eu teria uma área menor de contato com ele nesse sentido). Mas, de novo, é importante avisar.
Se algum desses três pontos me faria desistir de usar o Leather Desk Mat? Não, de forma alguma. Eu estou bem satisfeito com ele e acho que tudo isso é uma questão de costume.
Temos três cores disponíveis: tan, preta e navy. Os preços variam de acordo com o tamanho do tapete: £89 (M), £109 (L) e £129 (XL), independentemente do forro escolhido. Novamente, há de se levar em conta o imposto de importação.
E aí, o que acharam dos acessórios? 😀
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.