A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), atual principal fabricante de chips da Apple, está se preparando para a “produção de risco” dos seus chips de 3 nanômetros — sucessores dos atuais processadores de 5nm. As informações são do DigiTimes.
A produção de risco se refere ao processo de ensaio geral para a manufatura — basicamente um “test-drive” para a produção em massa, a qual poderá ocorrer somente no segundo semestre de 2022, como informamos.
De acordo com o CEO1 da TSMC, Dr. C. C. Wei, neste ponto o desenvolvimento dos chips de 3nm está, inclusive, mais avançado do que os de 5nm e 7nm:
Nosso desenvolvimento da tecnologia N3 [3nm] está no caminho certo, com bom progresso. Estamos vendo um nível muito mais alto de envolvimento do cliente tanto para HPC2 quanto para aplicativos de smartphone no N3, em comparação com o N5 [5nm] e N7 [7nm] em um estágio semelhante.
Isso significa que os processadores de 3nm poderão estar prontos para o lançamento dos “iPhones 14”, o qual deverá contar com o chip “A16”. O processo de 3nm possui um consumo de energia 30% menor e um desempenho aproximadamente 15% maior em relação ao de 5nm.
Fábrica no Arizona
Numa nota relacionada, a TSMC divulgou recentemente que pretende construir e operar uma nova fábrica de semicondutores avançados no estado americano do Arizona, com construção planejada para começar em 2021 e produção planejada para ser iniciada em 2024.
A fornecedora estima que seu gasto total nesse projeto, incluindo despesas de capital, será de aproximadamente US$12 bilhões a partir deste ano (até 2029), com a previsão de criar mais de 1.600 empregos diretos.
via MacRumors