Temos boas novidades relacionadas ao app Conecte SUS, sobre o qual comentamos recentemente — por ele, é possível gerar o seu Cartão Nacional de Saúde (versão digital), para deixar no app Wallet (carteira digital da Apple). Hoje, o governo anunciou boas novas que envolvem diretamente o app.
O Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS, e isso tem um ótimo motivo por trás: o app desempenhará um papel fundamental no monitoramento da vacinação contra a COVID-19 no país.
Carteira Nacional Digital de Vacinação
Agora, nós temos no aplicativo a Carteira Nacional Digital de Vacinação, a qual permitirá que tanto o próprio usuário quanto profissionais de saúde façam um acompanhamento da imunização no país.
Ao tomar a vacina, quem for cadastrado no sistema terá a dose registrada no app Conecte SUS. A partir daí, será possível consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada e até mesmo o monitoramento de reações adversas. Pelo app a pessoa saberá, também, o dia exato da aplicação de uma possível segunda dose.
É importante que todos contribuam com essas informações. Hoje, nós temos uma, duas, três vacinas possíveis a serem aplicadas. E quando tiver três, quatro ou dez? Se nós não tivermos o controle, o paciente pode tomar a vacina de uma dose tipo A e nós temos que evitar que ele tome uma segunda dose da vacina B.
—Jacson Venâncio de Barros, diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS)
A ideia da Carteira Nacional Digital de Vacinação é ótima: na teoria, o formato permitirá a consulta de todas as vacinas já tomadas (tanto na rede púbica quanto na privada), não se restringindo apenas à vacina contra a COVID-19. Ou seja, é o sonho de não ter mais que se preocupar com as antigas carteirinhas de vacinação de papel, que podem ser danificadas e perdidas com a maior facilidade do mundo.
O DATASUS criará, inclusive, um certificado de vacinação em PDF e com validação feita por código QR (para manter a segurança do documento emitido). A carteira de vacinação poderá ser acessada tanto pelo Conecte SUS quanto qualquer dispositivo com acesso à internet.
Além da carteira de vacinação, o Conecte SUS também mostra também o histórico de atendimentos e internações do paciente, permitindo a consulta de medicamentos e exames realizados — como a própria detecção da COVID-19, por exemplo.
Eu baixei o app e, ao menos por enquanto, não consigo visualizar o meu histórico de vacinação. Outros membros da equipe do MacMagazine também testaram e, igualmente, não conseguiram visualizar.
Quem sabe seja questão de tempo até que tudo apareça, afinal tratam-se de novidades recém-lançadas e que precisam de uma boa integração de informações para que funcione a contento.
Preciso do Conecte SUS para tomar a vacina?
Sobre a vacina contra a COVID-19, vale notar que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado. Caso a pessoa não tenha o aplicativo, é só levar um documento de identificação com o número do CPF na hora de ser vacinado — esperando, é claro, ser convocada para isso de acordo com os grupos prioritários.
No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.
Como se cadastrar?
O app usa o sistema de login gov.br, que dá acesso a milhares de serviços públicos digitais integrados à plataforma gov.br. O login é o seu CPF, e você obviamente precisa cadastrar uma senha.
Caso você ainda não tenha uma conta gov.br, pode fazer isso pelo próprio app Conecte SUS ou pela página oficial da conta gov.br.
Até o momento, o Ministério da Saúde informou que mais de 8,5 milhões de downloads já foram feitos do app Conecte SUS.