O navegador Brave chegou esta semana à versão 1.19 com suporte ao protocolo IPFS1InterPlanetary file system, ou sistema de arquivos interplanetário., projetado para criar um armazenamento associativo ponto a ponto destinado a acessar conteúdos descentralizados.
Lançado em 2015, esse protocolo permite que usuários hospedem conteúdos distribuídos por centenas (ou milhares) de sistemas, independentemente de gateways públicos ou privados. Para acessar qualquer um desses conteúdos, é preciso inserir uma URL do estilo ipfs://
.
Na nova versão, o Brave permite acessar essas URLs nativamente, sem a necessidade de uma extensão. Além disso, usuários também podem instalar seu próprio gateway IPFS com um clique para hospedar conteúdos.
Estamos entusiasmados por ser o primeiro navegador a oferecer uma integração IPFS nativa […]. A integração da rede de código aberto IPFS é um marco importante para tornar a web mais transparente, descentralizada e resiliente.
De acordo com os desenvolvedores, o trabalho com a integração IPFS também deverá se expandir no futuro. Precisamente, eles planejam oferecer suporte a redirecionamentos automáticos de sites DNSLink, capacidade de coospedar um site IPFS, entre outros.
Faca o download do Brave para macOS (Intel), macOS (ARM), Windows (32 e 64 bits) e Linux nessa página.
via TechRadar
Notas de rodapé
- 1InterPlanetary file system, ou sistema de arquivos interplanetário.