Não dá para negar: os códigos QR (QR, para quem não sabe, vem de “quick response”) estão por toda a parte e atualmente podem até ser usados para Pix, pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central do Brasil no fim de 2020.
Em iPhones e iPads, a Apple facilitou a leitura desses códigos nas versões mais recentes do iOS e do iPadOS.
De maneira geral, há duas maneiras de ativar o leitor de códigos QR. A seguir, explicamos como você pode usar o recurso.
Ativando o leitor de códigos QR
A primeira coisa que você precisa fazer é ir em Ajustes » Câmera e ativar a opção “Escanear Códigos QR”.

Usando o leitor de códigos QR
A maneira mais fácil de usar o recurso é, sem dúvida, simplesmente abrir o app Câmera (certifique-se de estar usando a lente traseira do dispositivo, no modo “Foto”) e apontá-la para o código QR em questão.
Uma notificação com informações capturadas pelo código QR aparecerá no topo da tela; toque nela para abrir o link ou para executar a ação do código escaneado.
Outra opção
Outra maneira de capturar um código QR é pela Central de Controle. Para adicionar o controle específico para isso, vá em Ajustes » Central de Controle e adicione “Scanner de Código” à lista, tocando no botão “+”.
Você também pode reorganizar os ícones deslizando sob as linhas cinzas localizadas no canto direito de cada controle.
Depois de adicionado, abra a Central de Controle deslizando o dedo de cima para baixo, no canto superior direito da tela (em iPhones com Face ID e iPads sem botão de Início), ou deslizando de baixo para cima a partir da borda inferior da tela (em iPhones e iPads com botão de Início). Depois, toque no ícone com um código QR.
Mas por que fazer essa volta toda se basta abrir a câmera para escanear um código? Simples: muita gente deixa a câmera do iPhone ajustada para abrir no modo “Vídeo”, no “Retrato” ou em qualquer outro — utilizando um recurso disponível em Ajustes » Câmera » Preservar Ajustes, o qual permite abri-la sempre preservando o último modo utilizado.
Ao optar por escanear o código com esse ícone específico, disponível na Central de Controle, esse ajuste mantém-se preservado — ou seja, você tem a certeza de que ele de fato lerá o código QR.
Fácil, né?
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.