O melhor pedaço da Maçã.

Como escanear um código QR usando o iPhone ou o iPad

Shutterstock.com
Pessoa escaneando um código QR dentro de um restaurante durante a pandemia do novo Coronavírus

Não dá para negar: os códigos QR (QR, para quem não sabe, vem de “quick response”) estão por toda a parte e atualmente podem até ser usados para Pix, pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central do Brasil no fim de 2020.

Publicidade

Em iPhones e iPads, a Apple facilitou a leitura desses códigos nas versões mais recentes do iOS e do iPadOS.

De maneira geral, há duas maneiras de ativar o leitor de códigos QR. A seguir, explicamos como você pode usar o recurso.

Ativando o leitor de códigos QR

A primeira coisa que você precisa fazer é ir em Ajustes » Câmera e ativar a opção “Escanear Códigos QR”.

Usando o leitor de códigos QR

A maneira mais fácil de usar o recurso é, sem dúvida, simplesmente abrir o app Câmera (certifique-se de estar usando a lente traseira do dispositivo, no modo “Foto”) e apontá-la para o código QR em questão.

Publicidade

Uma notificação com informações capturadas pelo código QR aparecerá no topo da tela; toque nela para abrir o link ou para executar a ação do código escaneado.

Outra opção

Outra maneira de capturar um código QR é pela Central de Controle. Para adicionar o controle específico para isso, vá em Ajustes » Central de Controle e adicione “Scanner de Código” à lista, tocando no botão “+”.

Publicidade

Você também pode reorganizar os ícones deslizando sob as linhas cinzas localizadas no canto direito de cada controle.

Depois de adicionado, abra a Central de Controle deslizando o dedo de cima para baixo, no canto superior direito da tela (em iPhones com Face ID e iPads sem botão de Início), ou deslizando de baixo para cima a partir da borda inferior da tela (em iPhones e iPads com botão de Início). Depois, toque no ícone com um código QR.

Mas por que fazer essa volta toda se basta abrir a câmera para escanear um código? Simples: muita gente deixa a câmera do iPhone ajustada para abrir no modo “Vídeo”, no “Retrato” ou em qualquer outro — utilizando um recurso disponível em Ajustes » Câmera » Preservar Ajustes, o qual permite abri-la sempre preservando o último modo utilizado.

Publicidade

Ao optar por escanear o código com esse ícone específico, disponível na Central de Controle, esse ajuste mantém-se preservado — ou seja, você tem a certeza de que ele de fato lerá o código QR.


Fácil, né?

iPhone 12 Pro
Comprar iPhone 12 de Apple Preço à vista: a partir de R$5.129,10
Preço parcelado: a partir de R$5.699,00 em até 12x
Cores: azul, roxo, verde, branco, preto ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 64GB, 128GB ou 256GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conheça alguns atalhos de teclado para o WhatsApp Desktop

Próx. Post

App Apple TV: lista de smart TVs e outros aparelhos compatíveis

Posts Relacionados