A Apple é bem restrita quanto à distribuição dos seus sistemas operacionais, talvez porque a empresa seja muito focada em unir software e hardware em todos os seus produtos.
Com o advento do Hackintosh, entretanto, foi possível levar o macOS a outras máquinas além de Macs — e, agora, também para iPads.
No YouTube, um hacker compartilhou um vídeo de quase 40 minutos do que ele aponta ser o macOS Catalina rodando em um iPad Pro por meio da aplicação UTM e de um processo de código aberto chamado OSX-KVM, usado para criar um “Hackintosh virtual”.
Como é possível conferir no vídeo, o macOS não roda de forma exatamente suave e engasga muitas vezes, demorando até mesmo para executar tarefas relativamente simples — no entanto, o usuário que compartilhou o vídeo disse que isso ficou mais rápido desde então.
Não obstante, se a Apple habilitasse o framework Hypervisor no iPadOS para máquinas virtuais baseadas em ARM, o sistema provavelmente rodaria com tranquilidade, já que o Developer Transition Kit (DTK) do Apple Silicon, lançado no ano passado, usava o chip “irmão” (A12Z Bionic) do iPad Pro em questão (A12X Bionic) e executava o macOS Big Sur perfeitamente.
De acordo com o criador do OSX-KVM, o código permite habilitar tarefas educacionais baseadas no macOS, depuração de kernel, reversão e pesquisa de segurança do macOS de uma maneira fácil e reproduzível, sem ter que investir no ecossistema “fechado” da Apple.
Preço parcelado: em até 12x de R$708,25
Cores: cinza espacial ou prateado
Capacidades: 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB
Lançamento: março de 2020
Geração: 2ª geração (11″) e 4ª geração (12,9″)
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão por cada venda concluída por meio dos links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via 9to5Mac