O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com
Smartphone com Google Play e App Store

Fundador do FOSS Patents acusa Apple e Google de monopólio

O desenvolvedor alemão e fundador do blog FOSS Patents, Florian Mueller, entrou com uma ação antitruste contra a Apple e o Google em vários países depois que um jogo seu, relacionado à COVID-19, foi rejeitado na App Store e no Google Play.

Publicidade

O título, denominado Corona Control, foi rejeitado em ambas as lojas de apps devido às políticas da Apple e do Google, as quais não aprovam apps sobre o novo Coronavírus a menos que sejam oficialmente aprovados por governos e autoridades de saúde, a fim de evitar desinformação.

Mueller alega que as regras definidas pelas empresas “impedem a inovação” e que elas “não justificam todos os impedimentos de apps relacionados à pandemia”.

O desenvolvedor, então, rebatizou o jogo para Viral Days e obteve a aprovação da Apple e do Google um mês depois da tentativa inicial. Em suma, o game mostra em tempo real como um vírus pode se espalhar de uma pessoa para outra e demonstra os benefícios das máscaras e do distanciamento social — em uma tentativa de ajudar a desenvolver uma atitude positiva em relação a tais medidas.

Não obstante, o infortúnio foi suficiente para Mueller “abrir o olho” sobre as práticas da Apple e do Google; ele, inclusive, apoiou a batalha antitruste da Epic Games contra a Maçã:

Depois de quase seis meses comentando sobre casos antitruste da App Store, principalmente o da Epic Games vs. Apple, chegou a hora de declarar claramente que, assim como a Epic, estou convencido de que a Apple e o Google detêm o poder de monopólio na distribuição de seus respectivos aplicativos mercados. E embora o foco varie de um fabricante para outro, eu também experimentei e continuo a ter conduta abusiva de ambos.

Mueller abriu queixas contra a Apple e o Google nos Estados Unidos e também na Austrália, no Reino Unido, na Holanda e na Alemanha — além disso, é esperado que outra reclamação seja registrada na Índia nos próximos dias.

Publicidade

Acompanharemos a evolução do caso, é claro.

via Reuters

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPhone 6s

Rumor: iPhones 6s e SE (1ª geração) não rodarão o iOS 15

Próximo Artigo
Apple Watch Series 6

Oferta: Apple Watch Series 6 de aço inoxidável com 27% de desconto!

Posts Relacionados