O melhor pedaço da Maçã.

Vendas do iPhone despencaram no Brasil, diz Instituto Gartner

iPhone com a bandeira do Brasil

Más notícias para o negócio de iPhone da Apple no Brasil. O Instituto Gartner divulgou hoje que as vendas do aparelho despencaram 28,8% no terceiro trimestre de 2009, totalizando 77 mil unidades. A participação da Apple no período, dentro do segmento de telefones celulares em geral, ficou em apenas 0,7% — contra 1% no trimestre anterior. Os números referem-se às vendas de aparelhos para usuários finais (domésticos).

Publicidade

iPhone com a bandeira do Brasil

Mesmo com uma performance tão “precária”, o número obtido pela firma de pesquisas mostra o quanto a matéria da Folha de S. Paulo, veiculada no começo deste mês, é furada. De acordo com fontes do jornal paulistano, a Apple teria vendido pouco mais de 100 mil unidades do iPhone no Brasil; como, então, num único trimestre tão ruim ela vendeu três quartos disso?

Outro detalhe importante: o segundo trimestre de 2009 marcou uma disparada de 141% nas vendas do iPhone no Brasil, chegando a 108 mil aparelhos — segundo o próprio Gartner. Em agosto, o Instituto divulgou que a Apple já teria vendido 175.900 iPhones no Brasil — isso sem considerar, é claro, todos os aparelhos que entraram aqui por “meios alternativos” (que não são poucos, com toda a certeza).

Publicidade

Em relação ao primeiro trimestre de 2009, o terceiro ainda registrou uma performance um pouco melhor. Naquela época, apenas 44,8 mil unidades haviam sido comercializadas — número bastante impactado, também, pela expectativa de chegada de um novo modelo, o iPhone 3GS, que aterrissou em junho. No terceiro trimestre de 2008, para se ter uma ideia, a Apple só vendeu 7,9 mil iPhones no Brasil — ou seja, tivemos um crescimento de 874% (!) ano após ano.

No seu ano fiscal de 2009, a Apple vendeu um total de 7,4 milhões de iPhones no mundo.

[dica do Pierre Freire]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoção de Black Friday na Apple Online Store Brasil traz descontos de 10%, em média

Próx. Post

Absolute Radio oferece iTunes tagging para donos de iPods nano no Reino Unido

Posts Relacionados