O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Como usar o Picture-in-Picture (PiP) no YouTube pelo Mac/iPad

Se você acompanha o MacMagazine com frequência, deve saber a verdadeira novela envolvendo o uso do recurso Picture-in-Picture no YouTube em iPhones rodando o iOS 14. Ele já foi bloqueado, liberado, depois bloqueado novamente… 😅

Publicidade

Para quem não sabe do que se trata, o modo Picture-in-Picture permite que você assista a vídeos de aplicativos e sites compatíveis com o recurso por uma janela flutuante no sistema. Isso pode ser extremamente útil para quem precisa fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, mas não quer abrir mão de assistir a um vídeo.

No caso do Mac e do iPad, a história é bem diferente. Em nossos testes, conseguimos ativar o PiP pelo Safari (tanto no iPad quanto no Mac) e no Google Chrome (no Mac).

Confira, a seguir, como usar o PiP sem precisar instalar absolutamente nada.

Usando o PiP no Mac

Primeiro método

Primeiro, visite o YouTube — ou uma página que tenha um vídeo do YouTube incorporado — pelo Safari ou pelo Chrome. É importante frisar que o vídeo precisa estar sendo reproduzido para colocá-lo em modo PiP, então clique no play.

Depois, clique com o botão direito do mouse/trackpad sobre o vídeo para abrir o menu contextual. Com esse menu aberto, deslize o mouse para o lado a fim de sair do menu que acabou de abrir e clique novamente com o botão direito em cima do vídeo (mas fora do menu). Agora basta clicar em “Entrar em PiP” (no Safari) ou “Picture-in-picture” (no Chrome).

PiP no Mac

Quando a janela flutuante do Picture-in-Picture estiver aberta, você pode redimensioná-la e/ou jogá-la para qualquer um dos cantos da tela.

PiP no Mac

Para fechar o vídeo nesse modo, toque em “X” (canto superior esquerdo); para simplesmente voltar à visualização comum, toque no botão ao lado do play, com as duas janelinhas e uma seta para cima.

Segundo método

Há ainda um segundo método para usar o PiP no Safari do Mac.

Quando estiver com o vídeo sendo reproduzindo, clique com o botão direito (ou clique segurando a tecla ) em cima do ícone de som na barra de endereços e, depois, em “Entrar em PiP”.

PiP no Mac

Alternativamente, você também pode clicar no ícone de som que aparece na aba em questão — isso se você estiver com duas ou mais abas abertas no navegador.

Para sair do PiP, é só seguir o mesmo caminho e escolher a opção “Sair de PiP”.

Usando o PiP no iPad

No caso do iPad, o recurso pode ser acessado de forma ainda mais fácil, mas vale uma ressalva: o processo só funciona usando o Safari.

Dito isso, abra o navegador, selecione o vídeo que você deseja assistir e toque no botão de tela cheia, no canto inferior direito da janela do vídeo. Depois, toque no ícone do PiP, que fica ao lado do “X”.

Temos um vídeo de 2016(!) sobre isso:

Assim como no caso do Mac, você pode encerrar a visualização do vídeo tocando no “X”; caso queira redimensioná-lo, basta usar o gesto de pinça.

·   •   ·

Simples e muito útil! 😄

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Foto para o Mural MM

Mural MM, edição CLXIII

Próximo Artigo
Filme - Bad Boys Para Sempre

Filmes da semana: compre "Bad Boys Para Sempre", com Will Smith e Martin Lawrence, além de vários outros títulos por R$9,90!

Posts Relacionados