A última vez que a Apple havia encabeçado o ranking Brand Finance Global 500 tinha sido em 2016. Em 2017, ela foi superada pelo Google; no ano passado, a Amazon havia assumido a ponta.
Agora, em 2021, a Maçã está de volta no topo como a marca mais valiosa do mundo, estimada pela Brand Finance em US$263,4 bilhões — uma disparada de incríveis 87,4% em um ano.
“O legado de Steve Jobs continua a fluir pela Apple, com inovação embutida no DNA da marca”, declarou David Haigh, CEO da Brand Finance. “Enquanto a Apple recupera o título de marca mais valiosa do mundo da Amazon, cinco anos desde que ocupou o primeiro lugar, estamos testemunhando o Think Different mais uma vez. Do Mac ao iPod, ao iPhone, ao iPad, ao Apple Watch, aos serviços de assinatura, ao infinito e além.”
Com isso, ela passou ambas Amazon e Google, que cresceram respectivamente 15,1% e 1,4%, valendo agora US$254,2 bilhões e US$191,2 bilhões. Fecham o Top 5 deste ano a Microsoft, que cresceu 20% e agora vale US$140,4 bilhões; e a Samsung, que subiu 8,6% em valor de marca e está agora avaliada em US$102,6 bilhões.
Do ano passado para cá, a marca que mais valorizou-se ainda não aparece no Top 10: foi a Tesla, que disparou 158% e agora vale US$32 bilhões. Já no setor de tecnologia, a AMD foi quem mais cresceu: 89% (só um pouco mais que a Apple), passando para a 287ª posição no ranking global.
Aos interessados, todo o detalhamento da metodologia da Brand Finance pode ser conferido aqui.
via iMore