O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Mac
Pexels

Devo deixar o meu Mac em repouso ou desligado?

Uma dúvida que paira as cabeças de donos de Macs diz respeito ao fato de desligar ou não as máquinas. É mesmo necessário desligar o computador todas as noites após o uso ou basta deixá-lo em repouso?

Publicidade

Resposta rápida: não há uma regra! 😛

Consumo de energia

A Apple deixa claro em seus relatórios ambientais o consumo de energia de cada um dos seus computadores. Quando estão em repouso, por exemplo, esse consumo é considerado baixo se compararmos a quando as máquinas estão desligadas (sim, mesmo desligados, eles ainda consomem um pouco de energia).

Além disso, sabe-se que o consumo de energia para ligar um computador do zero acaba sendo maior do que simplesmente trazê-lo de volta do repouso.

Power Nap

É exatamente por ter esse baixo consumo, inclusive, que há um recurso no macOS chamado Power Nap, disponível em Macs com memória flash (SSD1). Em termos gerais, ele permite que algumas tarefas sejam automaticamente realizadas enquanto o computador estiver “dormindo”.

Num documento de suporte, a Apple cita o que o Power Nap faz:

Publicidade
  • Verificação de novos emails.
  • Atualização de eventos no iCloud e no Calendário.
  • Transferência de atualizações de software e backups do Time Machine (quando o notebook Mac estiver conectado à energia).

Para ativar o Power Nap, vá em Preferências do Sistema » Bateria. Agora, tanto em “Bateria” quando em “Alimentação” há uma opção para ativar o Power Nap.

Degradação da bateria

Em outra página, a Apple faz algumas recomendações para dispositivos com baterias que ficarão sem uso por algum tempo — que valem não só para os MacBooks, mas para iPhones, iPods, iPads e Apple Watches também:

Não carregue nem descarregue totalmente a bateria do seu dispositivo, deixe em torno de 50%. Se ele for guardado totalmente descarregado, a bateria poderá entrar em modo de descarga intensa, a ponto de ser impossível de armazenar carga. Por outro lado, se ele for guardado com a carga cheia por muito tempo, a bateria poderá perder parte da capacidade, reduzindo a sua vida útil.

O que fazer, afinal?

A dica é basicamente essa: se você costuma usar o Mac diariamente, só deixando-o de lado durante a noite, pode ser interessante mantê-lo em repouso. Deixe para desligá-lo ou reiniciá-lo em momentos pontuais, como em instalações de atualizações de software, por exemplo, ou quando a performance dele não estiver satisfatória.

Já se você for uma pessoa que não usa tanto a máquina ou pretende viajar e deixar o computador parado por muito tempo, pode ser uma boa ideia deixá-lo desligado com a bateria em mais ou menos 50%, como a Apple recomenda.

Bônus: desligando o Mac em horários definidos

Caso você queira, pode tirar proveito ainda de outro recurso presente no macOS: o de programar o Mac para que ele desligue em um certo horário, definido previamente.

·   •   ·

Publicidade

Você costuma deixar seu Mac desligado ou em repouso? Conte as suas experiências aqui nos comentários. 🙂

via Macworld, Rocket Yard

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Apple Podcasts

Como evitar downloads de podcasts pela rede celular no iPhone

Próximo Artigo

WhatsApp Web/Desktop agora exigirá autenticação biométrica

Posts Relacionados