Uma dúvida que paira as cabeças de donos de Macs diz respeito ao fato de desligar ou não as máquinas. É mesmo necessário desligar o computador todas as noites após o uso ou basta deixá-lo em repouso?
Resposta rápida: não há uma regra! 😛
Consumo de energia
A Apple deixa claro em seus relatórios ambientais o consumo de energia de cada um dos seus computadores. Quando estão em repouso, por exemplo, esse consumo é considerado baixo se compararmos a quando as máquinas estão desligadas (sim, mesmo desligados, eles ainda consomem um pouco de energia).
Além disso, sabe-se que o consumo de energia para ligar um computador do zero acaba sendo maior do que simplesmente trazê-lo de volta do repouso.
Power Nap
É exatamente por ter esse baixo consumo, inclusive, que há um recurso no macOS chamado Power Nap, disponível em Macs com memória flash (SSD1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.). Em termos gerais, ele permite que algumas tarefas sejam automaticamente realizadas enquanto o computador estiver “dormindo”.
Num documento de suporte, a Apple cita o que o Power Nap faz:
- Verificação de novos emails.
- Atualização de eventos no iCloud e no Calendário.
- Transferência de atualizações de software e backups do Time Machine (quando o notebook Mac estiver conectado à energia).
Para ativar o Power Nap, vá em Preferências do Sistema » Bateria. Agora, tanto em “Bateria” quando em “Alimentação” há uma opção para ativar o Power Nap.
Degradação da bateria
Em outra página, a Apple faz algumas recomendações para dispositivos com baterias que ficarão sem uso por algum tempo — que valem não só para os MacBooks, mas para iPhones, iPods, iPads e Apple Watches também:
Não carregue nem descarregue totalmente a bateria do seu dispositivo, deixe em torno de 50%. Se ele for guardado totalmente descarregado, a bateria poderá entrar em modo de descarga intensa, a ponto de ser impossível de armazenar carga. Por outro lado, se ele for guardado com a carga cheia por muito tempo, a bateria poderá perder parte da capacidade, reduzindo a sua vida útil.
O que fazer, afinal?
A dica é basicamente essa: se você costuma usar o Mac diariamente, só deixando-o de lado durante a noite, pode ser interessante mantê-lo em repouso. Deixe para desligá-lo ou reiniciá-lo em momentos pontuais, como em instalações de atualizações de software, por exemplo, ou quando a performance dele não estiver satisfatória.
Já se você for uma pessoa que não usa tanto a máquina ou pretende viajar e deixar o computador parado por muito tempo, pode ser uma boa ideia deixá-lo desligado com a bateria em mais ou menos 50%, como a Apple recomenda.
Bônus: desligando o Mac em horários definidos
Caso você queira, pode tirar proveito ainda de outro recurso presente no macOS: o de programar o Mac para que ele desligue em um certo horário, definido previamente.
Você costuma deixar seu Mac desligado ou em repouso? Conte as suas experiências aqui nos comentários. 🙂
via Macworld, Rocket Yard
Notas de rodapé
- 1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.