O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

The CEO Magazine
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook

Facebook poderá processar a Apple por regras da App Store

Quando Mark Zuckerberg disse que a Apple é uma das principais concorrentes do Facebook atualmente e que iria “enfrentar a empresa num futuro próximo”, ele pelo jeito não estava blefando.

Publicidade

De acordo com o The Information1, o Facebook está preparando há meses — com a ajuda de um advogado externo — uma ação antitruste contra a Apple, alegando que a Maçã abusou do seu poder no mercado de smartphones ao forçar que desenvolvedores cumpram as regras da App Store que a própria Apple não precisa seguir.

Caso isso aconteça, a tensão entre as empresas subirá a um nível nunca antes visto. Mas tem um porém: embora tudo esteja sendo preparado há algum tempo, o Facebook pode decidir arquivar a ideia. Isso porque, ainda segundo o The Information, executivos da rede social estão enfrentando resistência interna de alguns funcionários por conta da campanha pública contra a Apple — como sabemos, alguns deles são contra essa investida da empresa.

Resta esperar para ver se essa “relação com a Apple” (na verdade, as implementações de privacidade feitas pela Maçã) está incomodando tanto o Facebook a ponto de a empresa decidir passar por cima da opinião de alguns funcionários, partindo de vez para o ataque.

O fato é que, se os executivos do Facebook realmente acreditam na argumentação que criaram — e não há como negar que a Apple realmente tem uma posição confortável ao poder integrar seus serviços e aplicativos ao iOS de uma maneira que nenhuma outra empresa pode fazer —, deveriam ter aberto esse processo há muito tempo.

Publicidade

Por outro lado, a atitude que a Apple tomou para despertar toda essa raiva em Zuckerberg foi dar a usuários a possibilidade de escolher se querem ou não ser rastreados por aplicativos — uma opção tão básica do ponto de vista social/privado que deveria ter sido implementada desde a primeiríssima versão do iOS, e não só na décima quarta.

Isso, é claro, mostra exatamente a faceta do Facebook e pelo que a empresa realmente está brigando — afinal, eles sempre seguiram as regras da App Store desde o lançamento da loja e nunca se opuseram de forma tão explícita a elas como agora. 🤷🏻‍♂️

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Mac mini com chip Apple A1 visto de cima em frente a Pro Display XDR

Chip M1 reduz drasticamente consumo energético do Mac mini

Próximo Artigo
Kaufman Astoria Studios em Nova York

Apple aluga estúdio com mais de 8 mil metros quadrados em NY

Posts Relacionados