Depois de muitos dias sem atualizar seus aplicativos para iOS — provavelmente uma medida para fugir de algo inevitável —, o Google finalmente liberou um update na App Store: a versão 6.16 do Google Tradutor.
E ela veio com boas novidades! Agora, é possível usar o app para traduzir de forma contínua e praticamente em tempo real a fala de uma pessoa em um idioma diferente. Segundo o Google, você pode traduzir, por exemplo, uma aula ou um discurso — taí um recurso que o app Traduzir (da Apple) ainda não oferece.
Mas a atualização é importante também por outro motivo. Com ela, o Google “abriu a porteira” para que outros aplicativos também sejam atualizados e, com isso, suas informações relacionadas a privacidade do usuário sejam devidamente compartilhadas.
No caso do Tradutor, a empresa afirmou que coleta os seguintes dados veiculados a usuários: localização, informações de contato, conteúdo do usuário, histórico de buscas, identificadores, dados de utilização, diagnóstico e outros dados.

Você pode destrinchar exatamente tudo que o Google absorve de informação na página do aplicativo na App Store (pelo seu iPhone/iPad) ou na Prévia da App Store (no seu navegador).

Se o app Tradutor já rastreia essas informações, que dirá de outros como Gmail, Google, etc. Veremos.