O melhor pedaço da Maçã.

Como ajustar o brilho da tela de iPhones, iPads e Macs

Foto de Nick Demou no Pexels
MacBook Pro

Quem costuma usar iPhones, iPads e Macs por muito tempo sabe que a intensidade do brilho da tela pode fazer toda a diferença. Não é à toa que a Apple vem introduzindo tecnologias para não “forçar” tanto os olhos dos usuários, caso do True Tone e do Night Shift.

Publicidade

Além disso, a Maçã oferece a possibilidade de você ajustar o brilho da tela dos seus dispositivos de forma automática ou manual. Não sabe como? Aprenda a seguir!

Controlando o brilho da tela de iPhones e iPads

Manualmente

Para ajustar manualmente o brilho, você tem duas opções: pela Central de Controle ou nos Ajustes.

Para abrir a Central de Controle, deslize o dedo para baixo a partir do canto superior direito (em iPhones com Face ID e em iPads com o iOS 12); no caso de iPhones com botão de Início e iPods touch, deslize o dedo para cima na borda inferior da tela. Depois, controle a intensidade do brilho na tela na barra específica do recurso, representada pelo ícone de um sol.

Ajustando o brilho da tela em iPhones

Outro método é ir em Ajustes » Tela e Brilho e usar a barra deslizante para controlar o brilho.

Publicidade

Vale lembrar que, quanto maior a intensidade do brilho na tela, maior será o consumo de bateria do dispositivo.

Automaticamente

Já para ajustar o brilho na tela de forma automática, vá em Ajustes » Acessibilidade » Tela e Tamanho do Texto e ative a opção “Brilho Automático”, que fica lá no fim da tela. Quando ativado, o iPhone/iPad usará o sensor de luminosidade para ajustar o brilho automaticamente, dependendo da iluminação do ambiente que você estiver.

Ajustando o brilho da tela em iPhones

Você ainda pode ajustar o brilho manualmente com essa função ativada, e a partir daí ele fará posteriores ajustes automáticos de acordo com o nível que você definir.

Publicidade

Por não terem um sensor de luminosidade, os iPods touch não contam com esse ajuste de brilho automático.

Controlando o brilho da tela de Macs

Ajustando de forma manual

Há algumas maneiras diferentes de ajustar o brilho na tela de Macs, também. Se tiver em um MacBook com teclas de função ou em um Magic Keyboard, use as teclas F1 e F2 para alterar a intensidade da luz.

Publicidade

Você também pode ajustar tudo pela Central de Controle do macOS Big Sur — podendo até mesmo adicionar o controle de brilho à barra de menus do sistema. Para isso, vá em Preferências do Sistema » Dock e Barra de Menus. Selecione “Tela” na barra lateral e, depois, “Mostrar na Barra de Menus”.

Ajustando o brilho da tela em Macs

Se estiver usando o macOS Catalina 10.15 ou inferior, clique no ícone de bateria na barra de menus e, depois, em “Brilho na Tela”.

Caso o seu MacBook Pro tenha uma Touch Bar, toque no ícone de brilho (um sol) e depois deslize para ajustar do jeito desejado. Caso queira, você também pode segurar o dedo sob um dos controles e deslizá-lo até encontrar a intensidade de luz desejada.

Ajustando o brilho da tela em Macs

Assim como em iPhones e iPads, quanto maior a intensidade do brilho da tela, menor será a duração da bateria em MacBooks.

Ajustando de forma automática

Os Macs mais recentes possuem um sensor de luz ambiente, que normalmente está localizado ao lado da câmera FaceTime.

Para que o computador ajuste o brilho na tela de forma automática, vá em Preferências do Sistema » Telas e, na aba “Tela”, ative a opção “Ajustar brilho automaticamente”, logo abaixo do controle deslizante.

Ajustando o brilho da tela em Macs

Caso use um monitor de terceiros, é interessante consultar o manual do fabricante para saber como ajustar o seu brilho em ambos os casos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pagamentos no WhatsApp será lançado neste ano com Pix, segundo Cielo

Próx. Post

Como escolher o tipo de dispositivo Bluetooth no iPhone e iPad

Posts Relacionados