O melhor pedaço da Maçã.

Tecnologia da Xiaomi promete carregar smartphones à distância

Enfim, o carregamento sem fio realmente sem fio
Tecnologia de carregamento à distância da Xiaomi

O que atualmente chamamos de carregamento sem fio, embora conveniente em algumas situações, não é exatamente sem fio se formos seguir a lógica ao pé da letra: você ainda precisa ter um acessório conectado à tomada e colocar seu smartphone em contato físico com esse acessório para ter sua bateria recarregada.

Publicidade

Se depender da Xiaomi, entretanto, em breve poderemos ver uma tecnologia de carregamento verdadeiramente sem fio — tudo graças à Mi Air Charge Technology, anunciada hoje pela companhia chinesa.

Ainda em fase experimental, a tecnologia atualmente consiste em um totem, instalado num determinado cômodo ou ambiente, que conta com 5 antenas de localização para detectar a posição do smartphone no ambiente e 144(!) antenas de carregamento que emitem ondas milimétricas de alta frequência na direção do aparelho para carregá-lo.

Do outro lado, o smartphone (que precisa ter hardware específico) contém 14 antenas que recebem os feixes e os convertem em energia elétrica. Em sua fase atual, a tecnologia é capaz de carregar um smartphone a 5W num raio de alguns metros, com capacidade de fornecer energia a vários aparelhos simultaneamente; obstáculos físicos, como objetos ou divisórias, supostamente não interferem na capacidade ou eficiência da recarga.

YouTube video

A Xiaomi ainda está fazendo testes com a tecnologia, mas pretende colocá-la no mercado assim que possível — antes disso, a empresa adicionará também suporte a outros tipos de produtos, como relógios inteligentes, fitness bands e mais categorias de vestíveis.

Publicidade

A ideia de um sistema de carregamento à distância não chega a ser novidade: já trouxemos para cá rumores de que os iPhones trariam um recurso parecido há exatos cinco anos, e outras evidências surgiram posteriormente — bem como uma experimental que parece não ter ido muito para frente. A Xiaomi, entretanto, é a primeira empresa a de fato trazer a promessa para o mundo real.

Vamos, portanto, acompanhar com atenção os próximos passos dessa história. A promessa é bem animadora, afinal de contas.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Arcade: fuja das guloseimas no novo jogo Populus Run

Próx. Post

Usuários pedem que Robinhood seja removido da App Store após polêmica em Wall Street

Posts Relacionados